Plantas sugeridas para quem possui pet em casa
Autor: Josué Magrani - Data: 18/11/2022
Sabemos que nem só da flora vivem os entusiastas do paisagismo, os animais também fazem parte da vida daqueles que amam a natureza, e como o hábito de comer plantas é muito comum entre eles, precisamos estar atentos às espécies vegetais que possuímos. Por isso preparamos este artigo para você que ainda tem dúvidas de que plantas são ou não seguras para a saúde do seu bichinho de estimação. Confira abaixo uma lista de espécies de plantas domésticas que PODEM ser ingeridas por seu pet sem perigos à saúde deles:
Imagem de pixabay.com
1. Echeveria:
Esta planta, assim como qualquer suculenta, não é tóxica para cachorros e nem gatos, possui pequeno porte e pode chegar até 20 centímetros, deve ser mantida em ambiente de meia sombra ou a Pleno-sol.
2. Samambaia:
Essa herbácea não apresenta perigo para cães e gatos. Tende a crescer até um metro e meio, ela é uma boa opção para ornamentação em locais com bichinhos sem correr algum risco de intoxicá-los.
3. Violeta Africana:
Esta pequena flor é uma boa planta para se ter em casa pois além do lado estético ela também está na lista de não tóxicas para cães e gatos. Costuma crescer até 20 centímetros, deve ser mantida na sombra é uma ótima opção para uso ornamental.
4. Manjericão:
Famosa na culinária por seu sabor e cheiro marcantes, esta planta pode ser facilmente criada em casa, e o melhor de tudo, seus bichinhos também podem apreciá-la sem problemas, pois ela não se enquadra na lista de tóxicos para cães e gatos. Além disso, vale ressaltar que a planta deve ser mantida a pleno sol e pode crescer até 60 centímetros.
5. Girassol:
Para finalizar nossa lista, optamos por colocar uma que não é tão comum para o interior da casa por necessitar de bastante luz solar direta, ainda assim, para quem possui um espaço externo com bastante incidência de raios solares é uma ótima planta para decoração, podendo atingir entre 0,5 até 2 metros de altura. Além disso, ela não representa perigo para cães e gatos e muitas aves e pequenos animais se alimentam de suas sementes nutritivas.
Além dessas listadas, também fizemos previamente um seleção com 5 plantas tóxicas para seu pet, lançada na edição de novembro de nossa revista AuE Paisagismo. Também lançamos no último dia 16/11 um artigo em nosso site Paisagismo Digital sobre Plantas que se adaptam a ambientes com pouca luminosidade. Lembrando que recomendamos fortemente aos nossos leitores que sempre busquem saber sobre a toxicidade de cada planta para seus bichinhos antes de decidirem adquiri-las, assim evitando quaisquer acidentes em casa.
Fonte:
As imagens de todas as plantas foram retiradas de nosso catálogo, disponível em todos os programas da AuE Software, lá você também encontra mais informações sobre cada uma delas, e para mais de 3000 espécies.
Mais informações sobre quais plantas são ou não tóxicas para seu bichinho você encontra em: https://www.aspca.org/pet-care/animal-poison-control/toxic-and-non-toxic-plants (data de acesso: (18/11/2022);
Veja também!
Plantas proibidas para quem possui pet em casa
Espécies exóticas invasoras e a Estratégia Nacional do IBAMA
Bambu: do simbolismo de Sorte até seu uso no paisagismo
Anterior Próximo