Ney Sílvio Laignier fala sobre como o paisagismo e a jardinagem vão muito além das flores.
Autor: Lucas Furtado - Data: 30/01/2023
Paisagismo e jardinagem, muito além das flores.
Na entrevista cedida, Ney Sílvio Laignier relata como o paisagismo vai muito além da estética falando sobre os desafios da profissão, a influência na cultura e na qualidade de vida das pessoas.
Ney Silvio Laignier nasceu e cresceu envolto no verde, quando criança sob os olhares de seu avô, um entusiasta e colecionador de flores, o botânico
mantinha um contato muito próximo com a natureza. Seus pais, leitores ávidos, mantinham uma biblioteca recheada de livros e muitos deles eram sobre seu tema favorito, a biologia. Esse contato próximo com as flores e o apoio e incentivo de sua família serviram como norte e foram fundamentais na escolha de sua profissão.
Hoje Ney Sílvio é biólogo, botânico e paisagista.
Seu caminho profissional na área do paisagismo começou por acaso; botânico renomado e antigo colaborador do Instituto Butantã, Laignier desfrutava de prestígio em sua área e logo foi procurado por amigos arquitetos que buscavam orientações paisagísticas em seus projetos, a partir desses primeiros contatos, Ney Sílvio Laugnier ingressou de vez no mercado de trabalho paisagístico e hoje tem uma empresa consolidada na área desde 1999.
Temporada na Itália; encanto, aprendizado e difusão de idéias.
Após anos morando em São Paulo, em meados de 2019, Laigner se muda para a Itália e lá conhece uma gama de estilos paisagísticos fascinantes e bem variados, viu um dos primeiros jardins projetados da história e adquiriu muito conhecimento biofílico, do clássico ao contemporâneo. Além do conhecimento técnico, Ney também percebeu a importância que o povo italiano dá ao paisagismo, segundo ele o apreço pela jardinagem está presente no dia a dia dos italianos, o florescimento representando beleza e vida, sendo cultural o gosto pela estética e o cuidado com seus jardins.
Após voltar da Itália, além da experiência e o conhecimento, Ney trouxe consigo o desejo de mostrar aos brasileiros o valor do paisagismo, por isso desde então ele
investe uma parte do seu tempo divulgando seu trabalho nas redes sociais. De forma leve e descontraída, Ney procura difundir a importância da prática, ele mostra o quanto o cultivo de um jardim pode ser belo não apenas pela estética em si, mas também pelo simbolismo que o processo de cultivo e florescimento carrega.
Outro ponto importante que Laignier frisa é a importância da técnica e o cuidado que se deve ter na atividade do cultivo, o botânico revela que brasileiros tem
pouca informação sobre manutenção de jardins. "As pessoas precisam entender que jardins são estruturas vivas, o cuidado com o solo é essencial, não basta fazer uma faxina no espaço, é preciso conhecimento para se aplicar a técnica" afirma.
Os desafios para um bom trabalho e dicas para quem deseja entrar na área.
Como todo trabalho, para se obter bons resultados são necessárias horas de dedicação, conhecimento e um bom leque de ferramentas para se executar uma atividade.
Existem diversos pontos que fazem parte do processo de construção de um projeto; entre o planejamento e a execução existem imprevistos, mudanças,
erros de cálculos e problemas complexos para se resolverem no dia a dia de todo profissional, e no paisagismo não é diferente.
Laignier afirma que é comum pedidos que fogem do padrão visto, como exemplo, ele cita um trabalho que está em fase de elaboração onde é exigido
que cerca de 85% da vegetação plantada seja nativa do Cerrado brasileiro, pedido peculiar e desafiador, por isso é essencial que o profissional
invista muito em conhecimento para estar preparado para esse tipo de trabalho que exige paciência, estudo e ferramentas adequadas como o programa AutoLANDSCAPE. Para se obter o resultado esperado, portanto estar preparado tecnicamente é essencial.
Para quem deseja entrar na área, Laignier aconselha que exista paixão envolvida, visto que o setor possui pastas de conhecimento bastante específicas e pedem muito estudo, dedicação e disposição para botar a mão na massa, digo, terra, além de paciência e capacidade de se adaptar aos imprevistos que sempre surgem ao longo dos projetos, sejam por incidentes ou até mesmo nas relações com a clientela.
Tem que acreditar no sonho. É uma área fantástica, mas você precisa gostar. Por exemplo, hoje cheguei com os sapatos sujos de barro, me queimei no sol mas é a vida do paisagista
AutoLANDSCAPE, uma ferramenta essencial.
O AutoLANDSCAPE é uma ferramenta indispensável para quem precisa de agilidade e alto nível de eficácia em seus projetos, Laignier afirma que desde que adquiriu o programa seu tempo gasto para projetar diminuiu muito.
Além do tempo economizado, a clareza que o programa oferece para o profissional ao auxiliar no ordenamento das camadas, suas visualizações durante o uso, é sem dúvida, um passo à frente que o profissional dá na corrida do mercado. O software AutoLANDSCAPE proporciona uma maior facilidade para eventuais
ajustes que todo projeto eventualmente passa.
Paisagismo, biofilia e qualidade de vida.
Na entrevista, Laignier comenta sobre a importância e a influência da biofilia na vida das pessoas, o misto de urbanização com áreas verdes implantadas impacta diretamente na qualidade de vida de quem está envolto em plantas e no Brasil cada vez mais pessoas estão adotando o paisagismo em suas casas e ambientes profissionais.
O processo de êxodo rural no Brasil começou há décadas, e a migração do campo para a cidade se faz presente até os dias de hoje; ele quantifica que atualmente
cerca de 80% da população brasileira vive nas cidades e a proporção aumenta a cada ano. Com isso ele destaca o quão o paisagismo e a biofilia tem sido cada vez mais necessários na vida dos brasileiros, principalmente depois da experiência de confinamento causada pelo período pandêmico recente que afetou o mundo todo.
A partir desse fato, Laignier teoriza que houve um processo natural de "verdificação" dos ambientes, pois as pessoas sentiram a necessidade de valorizar os ambientes em que vivem para proporcionar maior bem estar e aconchego, visto que é natural a tendência do ser humano se sentir bem em contato com a natureza.
Além do bem estar mental que o entorno verde proporciona, a implantação da biofilia nos ambientes gera efeitos positivos no clima e na saúde das pessoas.
É provado que áreas verdes alteram a temperatura, purificam o ar e consequentemente melhoram a sensação de bem estar nas pessoas.
"As plantas possuem uma incrível capacidade de purificação, elas aumentam a umidade, diluem metais pesados e ainda liberam substâncias que literalmente nos relaxam e nos proporcionam uma melhora em nossa qualidade de vida
Confira abaixo a entrevista completa na íntegra no Youtube com todos os temas descritos de forma detalhada e explicativa.
Veja também:
Myplant & Garden – International Green Expo
Bicentenário de Frederick Law Olmsted.
Bosque vertical: um projeto magnífico!
Anterior Próximo