VisualMANAGER- Processo de modelagem 3D da AueSoftware

Autor: Milayne Ferraz - Data: 07/07/2020

Saber como realizar o processo certo de modelagem pode economizar muito o tempo do projetista, uma vez que não terá que ficar corrigindo e procurando o porque dos erros. Aqui você irá encontrar nosso processo de modelagem, e poderá aprender como criar um modelo para cadastrar em seu banco de dados e deixa-lo cada vez mais rico.

Sabendo dessa importância, na edição da Revista AuE Paisagismo Digital deste mês, preparamos um tutorial no qual vamos aprender sobre Processo de modelagem 3D da AueSoftware.

Primeiro, nós iremos partir de um modelo 3D do seu programa de modelagem de preferência. Com o modelo aberto iremos verificar se todas as faces são necessárias, se é necessário todos os detalhes ou se pode ser um odelo mais simples, bem como limpar tudo que for extra. Em seguida iremos agrupar por material o que for cada elemento do mesmo matrial.

Também é necessário verificar se alguma face do modelo está invertida, pois se estiver, a mesma não receberá luz no render do nosso programa.

Verificando modelo no programa de modelagem 3D


Verificando modelo no programa de modelagem 3D

Feitas todas as correções no modelo, iremos exportar para que seja possível abrir em outros programas de edição e nos programas da AuE também. O formato é em OBJ.

Para isso, no programa utilizado em questão iremos em file, export, 3D model, escolher o formato OBJ e exportar para a pasta de sua preferência.

Exportando modelo 3D


Exportando modelo 3D

Exportando modelo 3D


Exportando modelo 3D

O próximo passo é importar o modelo em um programa que chama Blender. Vale lembrar que esse pograma será utilizado para simplificar algumas faces deixandoo modelo mais leve bem como melhorar o mapeamento de texturas. Não é obrigatório passar por ele, vocês podem incluir direto o modelo no sistema depois de modelarem, vai do gosto de vocês, do que acham melhor.

Para nós, simplificar ao máximo e deixar o mais leve o possível é o ideal, logo passamos por esse programa.

Para abrir o modelo exportado aqui, basta clicar em file, import, wavefront(obj) e uma janela nova sera aberta, nela iremos procurar o local do arquvivo, selecionar e clicar em import.

Importando o modelo 3D no blender


Importando o modelo 3D no blender

Importando o modelo 3D no blender


Importando o modelo 3D no blender

Com o modelo importado e selecionado, iremos clicar na aba Modeling. Em seguida iremos clicar na opção Mesh, Separate, ByMaterial. Isso fará com que o programa separe em grupos por material, o que facilita para mapear a textura no VisualMANAGER.

Separando grupos por material


Separando grupos por material

Separando grupos por material


Separando grupos por material

Agora iremos exemplificar como deixar o modelo mais leve simplificando os poligonos de uma face. No exemplo iremos selecionar a torneira, que foi modelada de uma maneira que a deixou pesada e reduzindo suas faces obtemos mais leveza.

Para isso iremos seleciona-la, clicar no ícone de ferramenta, AddModifier e procurar a opção decimante. Nela iremos escolher a opção Planar pois é um modo que simplifica sem deformar, e para aplicar a mudanã basta clicar em apply.

Simplificando o modelo


Simplificando o modelo

Simplificando o modelo


Simplificando o modelo

Simplificando o modelo


Simplificando o modelo

Com todas as alterações desejadas feitas, é hora de exportar em um formato que podemos abrir nos programas da AuE, o OBJ. Para isso iremos em file, export, wavefront(obj) e escolher o local onde deseja salvar.

Exportando modelo do blender


Exportando modelo do blender

Para ircluir o modelo, iremos no VisualMANAGER, na aba superior selecionar a opção 3d e em paisagismo selecionar Mobiliário. Feito isso a nossa inclusão será feita em mobiliário. Iremos pesquisar pelo nome do modelo já previamente cadastrado no DataMANAGER e com o mesmo selecionado clicar em Adiciona um novo modelo 3D.

Incluindo modelo no VisualMANAGER


Incluindo modelo no VisualMANAGER

Incluindo modelo no VisualMANAGER


Incluindo modelo no VisualMANAGER

Por fim, para fazer a aplicação do material basta procurar o material desejado e em seguida clicar no balde de tinta. Agora basta selecionar no modelo 3D o local onde deseja aplicar o material e em seguida salvar!

Aplicação de material


Aplicação de material

Assista também ao vídeo tutorial!

Vídeo Tutorial:



Veja também:
Entrevista
Paisagista Margareth Menezes Cortez , da Verde Novo Paisagismo Ltda, Belo Horizonte, MG
Paisagista Margareth Menezes Cortez , da Verde Novo Paisagismo Ltda, Belo Horizonte, MG

A Arte da Paisagista Margareth Menezes Cortez , da Verde Novo Paisagismo Ltda, Belo Horizonte, MG

Paisagista Adolfo Gabriel Ayala Moreno:  Festival Internacional de Jardins de Allariz 2016
Paisagista Adolfo Gabriel Ayala Moreno: Festival Internacional de Jardins de Allariz 2016

Premiação do Paisagista Adolfo Gabriel Ayala Moreno no Festival Internacional de Jardins de Allariz 2016 - Barcelona / Espanha

Lançamentos
eBook Gratuito do V Concurso Internacional de Fotomontagens da AuE Software
eBook Gratuito do V Concurso Internacional de Fotomontagens da AuE Software

Veja gratuitamente o livro eletrônico do V Concurso Internacional de Fotomontagens da AuE Software.

Marketing Digital para Paisagista - Inscreva-se Já
Marketing Digital para Paisagista - Inscreva-se Já

A AuE Software em parceria com a profissional Radmick Sousa

AuE Network
Coleção de balanços para uso nos programas da AuE - 08/2020
Coleção de balanços para uso nos programas da AuE - 08/2020

Balanços para jardim, esta coleção de itens para uso nos programas da AuE Software leva vários modelos.

Coleção de Materiais Rattan para uso nos programas da AuE - 08/2020
Coleção de Materiais Rattan para uso nos programas da AuE - 08/2020

Os materiais fazem o acabamento dos modelos 3D, melhoram muito o resultado final. Esta coleção leva materiais Rattan prontos para os programas da AuE.

Dicas Técnicas
PhotoLANDSCAPE - Alterando polígonos e imagens dentro de polígonos
PhotoLANDSCAPE - Alterando polígonos e imagens dentro de polígonos

Depois que colocamos a foto, limitamos ela com um polígono, pode ser necessário alterar o polígono ou alterar a imagem dentro do polígono.

PhotoLANDSCAPE - Removendo itens da foto
PhotoLANDSCAPE - Removendo itens da foto

Eventualmente o lugar onde faremos a fotomontagem pode ter "coisas" que desejamos retirar da foto, veja como fazer aqui.

PhotoLANDSCAPE - Trocando o céu da foto do terreno do cliente
PhotoLANDSCAPE - Trocando o céu da foto do terreno do cliente

Neste tutorial você vai ver como alterar o céu da foto do terreno do cliente, de forma rápida e fácil, no PhotoLANDSCAPE 2018.

PhotoLANDSCAPE - Simplificando polígonos
PhotoLANDSCAPE - Simplificando polígonos

Aprenda como o recurso de simplificar polígonos é útil e pode deixar seu projeto mais leve e mais fácil de editar

VisualMANAGER- Processo de modelagem 3D da AueSoftware
VisualMANAGER- Processo de modelagem 3D da AueSoftware

Veja e aprenda um pouco sobre como é feito o processo de modelagem do itens 3D do banco de dados da AueSoftware.

Cadastro de Pisos com Material e Teste no VisualPLAN
Cadastro de Pisos com Material e Teste no VisualPLAN

Nesse tutorial ensinaremos todo o processo de cadastro de seu piso como material em seu banco de dados. Desde o princípio, até o final.

Novidades
Uma notícia especial: Projeto Flores Para Todos - São Pedro da Serra
Uma notícia especial: Projeto Flores Para Todos - São Pedro da Serra

Objetivo: levar ao pequeno produtor a opção de diversificação de atividades através da floricultura, introduzindo e gerando renda extra às famílias

2º Concurso Internacional Paisagismo em 3D e Planta baixa humanizada com VISUALPLAN
2º Concurso Internacional Paisagismo em 3D e Planta baixa humanizada com VISUALPLAN

Inscrições abertas para o 2º Concurso Internacional Paisagismo em 3D e Planta baixa humanizada com VISUALPLAN.

Notícias
Mudanças no estilo de vida trazem felicidade
Mudanças no estilo de vida trazem felicidade

Na Noruega surgiu um estilo de vida chamado Hygge, é uma forma de se divertir e ser feliz entre a família e os amigos, em casa,

11ª Semana Burle Marx em Recife
11ª Semana Burle Marx em Recife

Prefeitura do Recife inicia a programação da 11ª Semana Burle Marx com palestrantes do Brasil, Portugal, Uruguai e México.

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 17 No 194 / julho de 2020

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Chácara em Campo Alegre
Chácara em Campo Alegre

Alexandre Kempinsky

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*