PhotoLANDSCAPE: Diferentes possibilidades de apresentação
Autor: Davi Severiano - Data: 04/02/2014
O PhotoLANDSCAPE é um software que permite desenvolver apresentações com fotomontagens, de forma que o cliente consegue entender sua proposta com facilidade. É uma ótima maneira de passar uma informação clara, e ainda encantar o cliente.
Como o PhotoLANDSCAPE é um software que trabalha principalmente com questões visuais, ele possui muitos recursos para deixar a imagem mais realista, porém, mesmo que estes recursos tenham sido desenvolvidos para trabalhar de forma simples e intuitiva, não é em toda fotomontagem que você precisará trabalhar com todos os efeitos. Lembre-se: a função da fotomontagem é informar para o cliente como ficará o jardim, entenda a apresentação da proposta como um meio e não um fim. Sendo assim, mais do que a preocupação com o nível de realismo da imagem, e se ela parece ou não uma fotomontagem, temos que nos atentar em fazer uma apresentação que seja objetiva e o mais importante: que não tome muito tempo de trabalho.
Vou mostrar alguns exemplos de fotomontagens que atingem o objetivo sem a preocupação de transmitir realismo fotográfico, mas antes quero que pensem no seguinte:
O PhotoLANDSCAPE trabalha com sobreposição de imagens 2D, ou seja, você pode trabalhar com qualquer tipo de imagem 2D, sendo assim possível utilizar desenhos a mão como fundo da imagem, imagem de uma construção em 3D, etc.
Um exemplo disto é Mauricio Estellita, Professor no Centro Universitário Barão de Mauá, trabalha na elaboração de projetos de paisagismo e no ensino da disciplina "PAISAGISMO" em instituições universitárias. Utiliza o AutoLANDSCAPE e o PhotoLANDSCAPE e cria composições interessantes utilizando seus desenhos no lugar da foto do terreno.
A apresentação da proposta utilizando uma perspectiva em desenho é interessante, pois não utiliza efeitos de luminosidade, de sombra ou reflexo, e nem precisa.
Além desta forma de apresentação existe também outras possibilidades como usar uma perspectiva desenvolvida no Sketchup ou no CAD. Utilizando apenas as ferramentas do PhotoLANDSCAPE e sua criatividade, você conseguirá desenvolver apresentações bem diferentes das convencionais. Vejam estes exemplos abaixo:
Para atingir o efeito obtido acima você precisará dessaturar a imagem 3D do terreno primeiro e em seguida, clicar em cada planta que foi inserida na fotomontagem, clicar na aba formatação e em seguida na opção transformar em desenho.
Outra forma de criar uma boa apresentação é diminuir o brilho das plantas para que todas fiquem escuras e em seguida alterar a matiz da foto do terreno. Veja como pode ficar a sua fotomontagem:
Na imagem abaixo, alterei as imagens ao contrário, escurecendo a imagem do terreno e clareando as plantas no máximo:
Seguindo esta mesma ideia de ajustar o brilho e contraste dos itens para deixá-los mais claros ou mais escuros, podemos obter resultados muito bons aplicando isto a figuras humanas. Veja o resultado:
Com este efeito podemos fazer um projeto humanizado porém sem tirar a atenção do projeto.
Para utilizar este efeito, abra o PhotoLANDSCAPE.
Em seguida clique no botão Imagem que fica na aba Inicio.
Puxe uma foto de terreno e em seguida clique no lado direito da tela, marcando a opção símbolos. Escolha a oção Pessoas
Selecione entre as opções uma foto de pessoa.
Com a imagem da pessoa selecionada (clicada) utilize a aba Formatação e clique na opção Brilho e contraste. Clique nas barras deslisantes deixando como está na imagem abaixo:
Em seguida, ainda na aba formatação altere o nível de opacidade da figura para que ele fique um pouco transparente.
Pronto! Veja como o projeto pode ficar bem mais sofisticado desta forma. São opções fáceis de trabalhar, rápidas de aplicar e que fazem toda a diferença na apresentação.
Anterior Próximo