Pragas e doenças que acometem as plantas
Autor: Laís Manço Frattini - Data: 18/02/2022
freepik:close-up-of-snake-on-tree-trunk-108303821.jpg]
Para ter um jardim belo e saudável, é essencial que o solo, a irrigação e a exposição solar estejam adequados para cada espécie que será transplantada para o local.
Além disso, conhecer a suscetibilidade a doenças e pragas das espécies vegetais utilizadas no projeto é interessante pois essa compreensão permite traçar estratégias para a garantia de sucesso ao fim da implementação, por exemplo, se a espécie do canteiro é suscetível a ataque de pulgões, o cultivo de cravo defunto próximo pode proteger essas plantas, afinal o cravo defunto espanta o pulgão.
Cravo defunto
As plantas sofrem com o ataque de pragas e doenças, que são causadas por agentes infecciosos microscópicos, como os fungos, bactérias, fitoplasmas, vírus e viróides, nematóides, protozoários e plantas parasitas superiores, podendo:
Debilitar ou enfraquecer por absorção contínua de nutrientes da célula vegetal.
Afetar o metabolismo celular através de toxinas, enzimas ou substâncias reguladoras de crescimento secretadas pelos patógenos.
Bloquear os tecidos condutores, impedindo assim, o transporte de alimento, nutrientes, minerais e água.
Consumindo o conteúdo da célula vegetal.
Já as pragas sugam ou comem partes das plantas e alguns exemplos são: pulgões, cochonilhas, formigas, lagartas, percevejos, moscas brancas.

Encontramos informações sobre pragas e doenças que são mais susceptíveis para a espécie desejada no catálogo presente na interface inicial do programa LandOFFICE!
Veja também:
Viviane Freitas e a sua atuação na área de Paisagismo
Enxerto de cactos: conheça mais a técnica e suas utilidades
Biodefensivos: uma alternativa sustentável, segura e acessível

Anterior Próximo