SbN - Soluções baseadas na Natureza
Autor: Jéssica de Souza - Data: 17/03/2022
O intenso processo de urbanização desorganizado que tem acontecido nas cidades causa impactos tanto no meio ambiente, quanto na qualidade de vida da população. Desmatamento, desvio de rios e poluição são o início de ações que mais tarde refletem nos problemas que as cidades enfrentam atualmente como inundações, desabamentos, ilhas de calor e que acabam diminuindo a qualidade de vida do indivíduo que vive nesse ambiente caótico. Soluções precisam ser aplicadas para mudar esse cenário em que vivemos, e as respostas podem ser encontradas justamente no local que estamos afetando: na natureza.
O termo SbN, Soluções baseadas na Natureza, foi utilizado pela primeira vez em 2000 em uma publicação que buscava soluções para as mudanças climáticas. Mas foi através da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza) e a CE (Comissão Européia) que o termo se impulsionou e adquiriu conceitos a serem aplicados em diversas escalas para beneficiar o ser humano e a biodiversidade do planeta.
Essas soluções são divididas em 3 tipos dependendo do que irão modificar no local que serão aplicadas:
Tipo 1: quando as soluções causam pouca interferência por ser uma área, por exemplo, que já seja de proteção. São mais medidas de proteção para preservar a área verde já existente.
Tipo 2: médias ações que visam aumentar a potencialidade do local. Aqui podemos citar como exemplo as SAFs.
Tipo 3: diferente dos outros dois tipos, o terceiro já é em uma área onde não há paisagem verde, com construções, áreas mais urbanas. Aqui as soluções são aplicadas mais intensamente visando criar novos ecossistemas com estruturas verdes e azuis.
Exemplos de estratégias baseadas em SbN são os telhados verdes e jardins de chuvas que absorvem as águas vindas das fortes chuvas, diminuindo o risco de inundações nas cidades, e ainda contribuem para a redução do microclima.
Como projetos podemos citar os corredores verdes realizados na cidade de Medellín (Colômbia) onde as ruas foram remodeladas com a troca da pavimentação por uma permeável, plantio de espécies de árvores que trouxeram de volta a fauna e diminuiu a temperatura em cerca de 2°C. Ele se enquadraria no tipo 3, sendo um local totalmente ocupado por asfalto e concreto, decorrente da urbanização, e que precisou passar por diversas modificações para melhorar a qualidade de vida da população através da melhoria do ecossistema.
Já no caso da Estação de Tratamento de Água de Guandu (RJ) foi necessário restaurar as áreas verdes existentes para poder melhorar a qualidade da água fornecida. Isso porque a degradação que a área estava sofrendo estava agravando a erosão do solo e levando sedimentos para a água.
Mesmo sendo uma solução pouco difundida em nível mundial, as SbN devem ser mais estudadas, inseridas em projetos nos meios urbanos e rurais, pois elas auxiliam na solução de crises ambientais, sociais e econômicas que o mundo está enfrentando.
Veja também:
A importância do setor de Paisagismo na pandemia
Você conhece quais são as categorias dos Jardins Verticais?
Relançamos o ebook de Jardim Vertical: 10 espécies para área externa para você!
Anterior Próximo