Você conhece quais são as categorias dos Jardins Verticais?
Autor: Milayne Ferraz - Data: 15/10/2020
Você conhece as categorias dos Jardins Verticais?
Jardins verticais como são comumente conhecidos são paredes verdes que se referem a todas as formas de superfícies de parede com vegetação e podem ser divididas em duas categorias principais: Fachadas verdes e Paredes vivas.
As fachadas verdes são um sistema de parede verde no qual trepadeiras ou coberturas do solo são treinadas para que possam cobrir estruturas de suporte já projetadas.
Enraizadas no solo, nas bases das estruturas ou até mesmo em telhado as plantas geralmente levam de 3 a cinco anos para atingirem a cobertura total.
É indicado o uso de plantas auto-aderentes para facilitar a criação das paredes, uma vez que possuem a característica de raiz sugadora, assim sendo mais fácil de fixar na parede.
Exemplo de jardim vertical
Porém é necessário muito cuidado, pois podem danificar paredes ou serem muito dificultosas para realizar manutenção ou até mesmo a remoção. Portanto, é indicado o uso de treliças, estruturas metálicas e sistemas de cabos para manter as plantas um pouco afastadas da edificação.
As paredes vivas são sistemas compostos de painéis pré-vegetados, módulos verticais ou mantas plantadas que são colocados de maneira vertical em uma parede ou estrutura.
Esses painéis podem ser de diversos materiais como plástico, tecido sintético, argila, metal, concreto e afins, podendo suportar uma grande densidade e diversidade de plantas, podendo formar assim um belo jardim com diversas espécies de tamanhos e cores para impressionar seu cliente.
Exemplo de jardim vertical
Geralmente, exigem um cuidado maior, por conta de serem vivas e por sua estrutura, por exemplo, poder necessitar de fertilizantes para o solo.
Os benefícios agregados as paredes verdes em um projeto são inúmeros, sendo eles mais gerais e específicos. Com o aumento da temperatura nas áreas urbanas causado pela pavimentação asfáltica, inúmeros arranha-céus, poluição, fazem com que o calor se acumule, e a vegetação é capaz de resfriar os grandes centros.
Além disso ela melhora a qualidade do ar por conta das plantas serem capazes de capturar os poluentes presentes no ar e filtrar os gases nocivos. Também melhora visualmente o ambiente e traz uma sensação de bem estar por conta da proximidade com a natureza.
Existem outros inúmeros benefícios que podem ser citados, porém o último a ser dito por nós é o marketing, por conta da estética aprimorada ajudar a comercializar um projeto e fornecer um espaço encantador, e isso pode possuir um valor alto agregado.
Portanto, os jardins verticais, fachadas verdes, paredes vivas ou como queira chamar, são um elemento chave da arquitetura e do paisagismo. Sempre em alta são capazes de transformar qualquer ambiente e dar uma cara nova, e em termos de sustentabilidade com certeza serão cada vez mais importantes em nossas cidades nos últimos anos por conta de todo os benefícios! Ouse, experimente, e surpreenda seu cliente!
Confira aqui nosso ebook com plantas externas para jardim vertical!
Veja também:
E-Book Gratuito: Marketing Digital para Paisagistas
eBook Gratuito: Qual o valor do trabalho de paisagismo?
PhotoLANDSCAPE 2018: Jardim vertical de Bambu - Parte 1 / 2 - Incluindo Mobiliário, Mapa e Modelo 3D
PhotoLANDSCAPE 2018: Jardim vertical de Bambu - Parte 2 / 2 - Fotomontagem com objetos incluídos
Anterior Próximo