Setor de flores em vasos cresce 10% em 2020
Autor: Isabela Silva - Data: 02/02/2021
Uso de plantas ornamentais e flores em vaso garantiu crescimento no setor em 2020, porém não impediu perdas acumuladas no setor de flores de corte, muito utilizada na decoração de eventos.
O setor amargou com os efeitos da pandemia, as medidas de restrição a eventos - como decorações de casamentos, formaturas - ocasionou numa perda acumulada de 40%. Em contrapartida, a busca por plantas ornamentais e por flores de vaso garantiu um crescimento de 10% no faturamento geral, em comparação com 2019.
Este resultado foi influenciado pela necessidade de garantir maior conforto e bem-estar em casa que passou a ceder espaço também, ao ambiente de trabalho e estudo. Como reflexo, a descoberta de novos hobbies - como a jardinagem- evidenciou a procura por cursos como o de hortas em pequenos espaços da Embrapa, que costumava ter 600 inscrições por ano e em nove meses, recebeu 809 mil inscrições de todo país.
Plantas ornamentais: suculentas
Segundo o presidente do Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura, Kees Schoenmaker, o efeito da brusca queda sofrida nos primeiros meses de ano, surtiu efeito até maio, quando o setor começou a fase de recuperação estimulado pelo dia das mães e as demissões até então feitas, conseguiram ser revertidas.
Devido ao isolamento social, muitos produtores se reinventaram, fazendo mudanças nas espécies e variedades de flores vendidas. O adiamento de grandes evento, como o Enflor e a Expoflora, exigiu adequações na produção para atender às demandas que surgiram, garantindo assim a recuperação do prejuízo do início do ano. Os produtores fecharam o ano de 2020 movimentando o setor por meio da venda de produtos para decorações das festas de fim de ano, seja em residências ou shopping centers, onde a decoração teve como protagonista arranjos naturais, utilizando muitas folhagens e flores.
“Para 2021, nós estimamos um crescimento entre 8% e 9%, com o pé no chão e ainda considerando o impactado da covid-19”, diz Schoenmaker.
Referência: climatempo.com.br
Veja também:
Curso AuE Software em parceria com Centro Paisagistico Gustaaf Winters
Veja como foi o 1° Curso de Módulo avançado de irrigação a distânciaAuE Network
Conheça o Arquiteto Paisagista Alexandre Kempinsky da Metro Cúbico Paisagismo, em Joinville, SC.
Frida BOT: A atendente virtual da AuE
Anterior Próximo