Um sonho que se tornou realidade: Amantikir - Jardins que falam
Autor: Regina Motta - Data: 15/01/2016
Aberto desde agosto de 2007, o Amantikir possui 680 espécies de plantas, divididos em 22 espaços, onde cada um mostra uma cultura diferente. É uma realização do paisagista Walter Vasconcelos, inspirando-se nos grandes jardins internacionais como o Butchart Gardens, na Ilha Victoria (Canadá), o Parque Keukenhof em Lisse (Holanda) e a Ilha de Mainau no Lago Constança (Alemanha).
A proposta de Walter Vasconcelos se baseia em 3 pilares: diversidade, sustentabilidade e educação.
Através de a diversidade propiciar a aceitação de todas as formas de vidas já existentes no parque (insetos, plantas nativas, liquens, musgos, aves) além de receber novas espécies que possam somar a beleza da Amantikir.
A sustentabilidade do Parque vem por meio da reutilização de materiais desprezados em obras, como plantas paisagísticas desprezadas de imóveis particulares por diversos motivos, buscando causar o menor impacto ambiental. Somado a absorção de mão-de-obra próxima ao parque oferecendo cursos e capacitação; reforçando a cultura através da lenda da Amantikir.
E, por último, a educação, que é a transmissão dos valores ecológicos a todas as gerações, para a prevenção e manutenção da vida no planeta.
São vários ambientes: Jardim de Patamares, Jardim de Coníferas, Jardim de Capins, Jardim Árido, Jardim de Raízes, Jardim Inglês, Jardim de Pedras, Jardim Alemão, o Labirinto Clássico, Tapete Verde, Lago das Pontes, Bosque Outonal, Paredes de Toras, Espelho dÁgua, Pequeno Jardim Francês e os Jardins de Salzburg, as Ruínas e a Lareira ao Ar Livre.
Jardim de Capins
Barba de leão
Capim rubro e capim dos pampas
Jardim de Salzburg
Lobélia no jardim de Salzburg
Jardim Austríaco
Espaço da fogueira
Ponte japonesa
A cada estação do ano, o Amantikir Garden oferece um verdadeiro espetáculo, como os meses de primavera onde as flores mostram suas exuberâncias, mas no outono o Bosque Outonal faz o seu espetáculo com as mais diversas cores das folhas que se preparam para cair anunciando o inverno.
Está localizado estrategicamente em meio à natureza nativa da cidade, com mirante de onde se avista um dos cartões postais de Campos do Jordão, a serra para quem vem pela SP-123, a Floriano Rodrigues Pinheiro.
Vista da Mantiqueira
Amantikir é o termo indígena que originou a palavra Mantiqueira e significa Serra que Chora.
Lenda de Amantikir
A lenda conta a história da linda Princesa de uma tribo do povo Tupi, que se apaixonou pelo Sol. Encantado pela beleza da moça, o guerreiro de cocar de fogo permanecia com suas luzes sobre ela. E como não se deitava não havia noite e a Lua mal aparecia, provocando um interminável dia. Os pastos se incendiavam, não havia sono e nem sonhos.
A Lua sentindo que perdera seu amor, o Sol, para uma mulher, foi contar a Tupã, que com indignação mandou que se levantasse a mais alta montanha. Ali ficaria confinada a princesa, fora do alcance do Sol. Este sangrou tardes vermelhas e tentou afogar-se no mar.
A princesa chorou rios, minas, nascentes e mananciais de lágrimas. Seu povo então chamou a linda princesa de Amantikir ou Mantiqueira, que significa Serra que Chora.
Algumas simbologias estão presentes no Amantikir como o labirinto de grama que representa o caminho tortuoso que devemos traçar para crescer interiormente, o local é geralmente usado para meditação e reflexão.
Fonte: uma pequena fonte dágua cheia de peixes, seu formato faz uma representação dos conceitos de razão e emoção, duas grandes variáveis da humanidade.
Eventos culturais como Tai Chi Chuan, exposição e aulas de artes plásticas formam o apelo cultural do parque, somando à diversidade da natureza, algumas atividades culturais, num ambiente de reflexão e paz interior.
Margaridas
Primavera
Rock Garden
Sempre viva
O Parque Amantikir fica no bairro Gavião Gonzaga na cidade de Campos do Jordão no interior do Estado de São Paulo. A cidade fica a 170 Km da capital paulista, a 1.700 m de altitude, tendo cerca de 50.000 habitantes. Campos do Jordão é um dos quinze municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo estado, por cumprirem os pré-requisitos definidos por lei estadual.
Fonte:
* www.parqueamantikir.com.br/
Veja também:
* Paisagista Marcio Pottratz e o paisagismo de Gramado RS - Parte 1
* Paisagista Marcio Pottratz e o paisagismo de Gramado RS Parte 2