Entenda Como as Cascas de Ovo Podem Revolucionar seu Jardim

Autor: Giulia Wogel - Data: 17/01/2024

Quem diria que um resíduo culinário guardaria consigo tanto potencial? A casca de ovo é um ingrediente comum para todos, que pode ser reaproveitado em seu jardim de diversas maneiras, trazendo saúde e impulsionando o crescimento das suas plantas. Por ser rica em minerais como cálcio, magnésio e potássio, seu descarte comercial inclui seu uso como fertilizantes ou como fonte de cálcio na ração animal. A seguir, você verá os destinos que podemos dar as cascas de ovos se não o lixo, assim como o modo de preparo desse ingrediente para a jardinagem.

 Lata de lixo cheia de cascas de ovos

Foto de Jonathan Kemper na Unsplash


Benefícios do uso da casca de ovo em jardins

1. Fertilizante

Cascas de ovos contém uma grande quantidade de cálcio em sua composição, e por isso podem ser usadas como adubo no jardim. Ricas em nutrientes, elas ajudam a moderar a acidez do solo, facilitam a divisão celular e o transporte de outros nutrientes essenciais, além de contribuírem para a construção das paredes celulares das plantas, conferindo-as resistência necessária para enfrentar os desafios ambientais e estresses. Entretanto, a importância do cálcio transcende questões estruturais e nutricionais. Esse mineral desempenha um papel crucial na ativação de enzimas que influenciam uma variedade de processos metabólicos nas plantas, desde a fotossíntese até a resposta a hormônios de crescimento. É um fertilizante natural que irá nutrir as plantas do seu jardim.

2. Protege as plantas

A fim de evitar que as frutas e legumes se estraguem, você pode colocar cascas de ovo em toda a horta para evitar a proliferação da podridão das pontas de suas flores. Graças aos seus minerais e macronutrientes, as cascas dos ovos protegem as plantas de pequenas manchas pretas.

Ainda, elas podem ser usadas para combater pragas como lesmas, caracóis e lagartas. Basta espalhar cascas de ovo grosseiramente esfareladas ao redor das plantas, e suas bordas afiadas criarão uma superfície irregular e desconfortável para os pés sensíveis desses animais, impedindo o avanço dessas pragas. Algumas espécies de lesmas e caracóis que podem ser repelidas pelas cascas de ovo são: a Lesma-cinzenta (Deroceras reticulatum), o Caracol-de-jardim (Cornu aspersum), a Lesma-das-folhas (Arionidae spp.), o Caracol-de-bico (Rumina decollata) e a Lesma-negra (Arion ater). Esse método oferece uma maneira natural de proteger suas plantas, evitando o uso de pesticidas químicos prejudiciais.

3. Vasos para sementes

As cascas de ovo são biodegradáveis e ótimas para germinar sementes. Ao quebrar os ovos, tente fazer apenas um pequeno buraco na extremidade mais pontiaguda da casca. Após remover o conteúdo, limpe o interior da casca com água e faça um pequeno orifício de drenagem no fundo de cada casca vazia. Você pode então colocá-los de volta na caixa, preencher cada casca com terra úmida para vasos e adicionar suas sementes. Depois que as mudas crescerem, você pode transplantá-las com casca e tudo diretamente para vasos maiores ou para o jardim.

 Mudas de plantas crescendo em cascas de ovos

Imagem de fahrwasser no Freepik


4. Alimenta os pássaros

Ironicamente, antes e depois de porem seus próprios ovos, as mães das aves precisam de mais cálcio em suas dietas. Esterilize as cascas dos ovos assando-as a 120°C por cerca de dez minutos para que fiquem secas. Em seguida, esmigalhe bem as cascas dos ovos e coloque-as ao ar livre (no comedouro ou mesmo no chão) misturadas com alpiste, durante a primavera e o verão. Com sorte, as mamães pássaros podem aproveitar ainda para comer pragas de insetos que poderiam danificar seu jardim.

5. Compostagem

Caso você não faça uso das outras soluções para reutilizar as cascas de ovos em seu jardim, a compostagem é uma maneira simples de resolver o problema. Depois de serem lavadas, secas e esmagadas em pedaços menores, as cascas dos ovos provavelmente ainda estarão visíveis no composto final, por se decomporem lentamente. Porém, isso não é prejudicial para seu composto final, podendo ser adicionadas tranquilamente em caixas ou pilhas de compostagem.

6. Melhoria da estrutura do solo

Quando incorporadas ao solo, as partículas moídas das cascas criam espaços porosos que facilitam a circulação de ar, absorção de água e movimentação das raízes das plantas. Tal processo reduz a compactação do solo, tornando-o mais propício ao crescimento das raízes e prevenindo o acúmulo excessivo de água. Com isso, a variedade de tipos de solo que se beneficiam com esse processo é extensa. Alguns deles são: argiloso, arenoso, ácido, compactado e para plantas de interior.

7. Supressão de odores do solo

A natureza porosa das cascas de ovo permite que absorvam e neutralizem eficazmente odores, contribuindo para um ambiente mais agradável. Ao serem usadas como cobertura ou misturadas ao solo dos vasos, as cascas de ovo conseguem absorver compostos orgânicos em decomposição, frequentemente responsáveis pelos odores indesejados. Além disso, elas criam uma barreira física entre o ar e os compostos em decomposição, reduzindo ainda mais a liberação de odores.

8. Aumenta a vida útil de buquês de flores

Ao colocar cascas de ovo esmagadas na água de recipientes que abrigam flores, é possível estender significativamente sua frescura e vitalidade. Quando adicionadas à água, elas atuam de maneira semelhante a um suplemento nutricional, liberando minerais que são absorvidos pelas hastes das flores. Esse aporte adicional de cálcio fortalece as células das plantas, prevenindo o amolecimento prematuro das hastes e o seu murchamento. Também, as cascas de ovo desempenham um papel na regulação do pH da água no vaso, criando um ambiente mais propício para a absorção de água e nutrientes pelas flores.

 Vasos de vidro com flores, Imagem de congerdesign no pixabay



Ao considerar a adição de cascas de ovo ao solo, é importante conhecer as necessidades específicas das plantas que você cultiva. Quando introduzido no solo ou substrato, o cálcio proveniente das cascas de ovo é liberado gradualmente, garantindo um suprimento contínuo desse nutriente vital ao longo do ciclo de crescimento. No entanto, algumas plantas como hortênsias, samambaias, girassóis e lírios preferem solos mais ácidos, e podem ser sensíveis ao aumento do pH do solo. Nesse caso, o uso excessivo de cascas de ovo pode interferir em suas necessidades de acidez, assim como pode comprometer seu crescimento saudável. Mesmo assim, as cascas de ovo podem ser benéficas para outras plantas, por exemplo: vegetais de folhas verdes, legumes de fruto, plantas de raiz, plantas florais, plantas de bulbos, etc. Por isso, é sempre uma boa ideia realizar testes em pequenas áreas antes de aplicar cascas de ovo em grande escala para verificar a resposta das plantas.

 Imagem de cascas de ovo no solo de plantas feita com inteligência artifcial



Como preparar cascas de ovo para usar no jardim

  • Colete as cascas de ovos utilizadas na cozinha ao longo dos dias
  • Esvazie as cascas e lave-a bem com água fria corrente
  • Coloque-as em um recipiente aberto para secar (pode ser colocada ao sol ou forno para uma secagem mais eficiente)
  • Quando já tiver acumulado uma quantidade significativa, pulverize ou triture em pedaços menores para uma absorção mais rápida
  • Armazene as cascas trituradas em um recipiente até o momento de uso

  • Agora você está preparado para desfrutar dos benefícios dessa prática sustentável em seu jardim!

    Veja também:

    As Tendências de Paisagismo que dominarão 2024
    Do Jardim para a Mesa: A Revolução Culinária das PANC
    Design Biofílico: Conectando o Ambiente Construído com a Natureza


    Compartilhar:


    Anterior Próximo

    AuE LandMANAGER

    Comente esta matéria:
    Nome:
    E-mail:
    8 + 8 = ?
    Digite o seu comentário sobre a matéria:
    Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



    ---
    Entrevista
    Experiência, Tecnologia e Identidade no Universo Paisagístico com Alexandre Galhego
    Experiência, Tecnologia e Identidade no Universo Paisagístico com Alexandre Galhego

    Com quase 30 anos de carreira, Alexandre Galhego compartilha dicas, dificuldades e suas vivências no mundo do paisagismo.

    Botânica
    Além do Branco: A Explosão Vegetal e os Esforços de Conservação na Antártida
    Além do Branco: A Explosão Vegetal e os Esforços de Conservação na Antártida

    Mesmo inóspita, a Antártida apresenta grande biodiversidade de seres vivos, sendo um ecossistema frágil e necessitando de atenção e cuidado.

    Ensino de paisagismo
    Demonstrações gratuitas de softwares para Irrigação e Paisagismo em Março de 2024
    Demonstrações gratuitas de softwares para Irrigação e Paisagismo em Março de 2024

    Veja as datas das apresentações de programas para realizar projetos de paisagismo e irrigação em março de 2024.

    Confira 9 opções de cursos para paisagismo e jardinagem onlines e gratuitos
    Confira 9 opções de cursos para paisagismo e jardinagem onlines e gratuitos

    Buscar conhecimento nunca é demais, melhor ainda quando é de graça! Veja algumas oportunidades para cursos remotos com diversos temas.

    Embrapa Disponibiliza mais de 100 Cursos Gratuitos Online
    Embrapa Disponibiliza mais de 100 Cursos Gratuitos Online

    Estão disponíveis mais de 100 cursos gratuitos para diferentes tipos de público, que podem ser feitos remotamente por pessoas de todo o Brasil

    Webinário AutoLANDSCAPE + VisualPLAN
    Webinário AutoLANDSCAPE + VisualPLAN

    Aprenda como criar uma praça pública com parquinho infantil utilizando vários recursos do AutoLANDSCAPE e VisualPLAN em uma videoaula gratuita.

    AuE Network
    Coleção de microseixos resinados da marca Pietra Revestimentos
    Coleção de microseixos resinados da marca Pietra Revestimentos

    Veja a nova coleção de pisos lançada pela AuE Software este mês!

    Coleção de pisos de granilite da marca Grani-Torre
    Coleção de pisos de granilite da marca Grani-Torre

    Veja a nova coleção de pisos de granilite da marca Grani-Torre, lançada pela AuE Software este mês!

    Brinquedos de aço para playground
    Brinquedos de aço para playground

    Este mês estamos disponibilizando para download a coleção de Brinquedos de aço para playground, totalizando 25 itens.

    Dicas Técnicas
    AutoLANDSCAPE 2022: Como trocar hachura de forração
    AutoLANDSCAPE 2022: Como trocar hachura de forração

    Nesta dica técnica vamos demonstrar como é simples realizar a troca de hachura de forração.

    VisualPlan 2022: Orçamento de paisagismo direto no CalcLANDSCAPE
    VisualPlan 2022: Orçamento de paisagismo direto no CalcLANDSCAPE

    Nesta dica técnica vamos aprender como realizar orçamento de paisagismo diretamente no CalcLANDSCAPE, nosso programa de relatórios de orçamentos.

    VisualPlan 2022: Como representar pilares e lajes
    VisualPlan 2022: Como representar pilares e lajes

    Nesta dica técnica vamos aprender a inserir volume ao desenho, representando pilares e lajes de varandas no VisualPLAN 2022.

    Novidades
    CASACOR divulga programação de 2024
    CASACOR divulga programação de 2024

    A mais completa mostra de paisagismo, arte, arquitetura e design de interiores já iniciou os preparativos para o ano de 2024.

    My Plant & Garden - International Green Expo 2024
    My Plant & Garden - International Green Expo 2024

    Fevereiro é o mês do My Plant & Garden! A 8° edição da feira internacional de paisagismo acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, em Milão.

    Participe do grupo AuE Software no Facebook!
    Participe do grupo AuE Software no Facebook!

    Nós da Aue buscamos sempre trazer agilidade e funcionalidade para nossos clientes. Por isso, a empresa conta agora com seu próprio grupo do Facebook!

    Notícias
    Entenda Como as Cascas de Ovo Podem Revolucionar seu Jardim
    Entenda Como as Cascas de Ovo Podem Revolucionar seu Jardim

    Conheça os destinos que podemos dar as cascas de ovos se não o lixo, assim como o modo de preparo desse fantástico ingrediente para a jardinagem.

    Explore o Exuberante Paisagismo na casa do BBB24
    Explore o Exuberante Paisagismo na casa do BBB24

    No Big Brother Brasil 24, o tema escolhido foi Floresta Encantada, e o paisagismo da área externa e interna acompanha essa mudança.

    O Poder Surpreendente das Plantas Anãs em Pequenos Espaços
    O Poder Surpreendente das Plantas Anãs em Pequenos Espaços

    As chamadas plantas anãs são como versões em miniatura das plantas tradicionais. Elas são ideais para jardins pequenos, dando vida e cor para o lar

    Os benefícios e a versatilidade do uso de pedras naturais no paisagismo
    Os benefícios e a versatilidade do uso de pedras naturais no paisagismo

    O uso pedras naturais no paisagismo está em alta. Venha conferir a versatilidade deste material, e todos os benefícios que o seu uso traz.

    Arquivo
    Edição Anterior

    Revista AuE Paisagismo Ano 20 No 236 / Janeiro de 2024

    Conteúdo completo

    Lista com todas as Edições da Revista AuE Paisagismo Digit@l

    Top 10

    Matérias mais comentadas da revista

    Projetos
    Agenda
    Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

    X

    AuE Paisagismo


    Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!





    Revista no seu E-mail

    *
    *
    *
    3 + 3 = ? *