VisualMANAGER- Processo de modelagem 3D da AueSoftware
Autor: Milayne Ferraz - Data: 07/07/2020
Saber como realizar o processo certo de modelagem pode economizar muito o tempo do projetista, uma vez que não terá que ficar corrigindo e procurando o porque dos erros. Aqui você irá encontrar nosso processo de modelagem, e poderá aprender como criar um modelo para cadastrar em seu banco de dados e deixa-lo cada vez mais rico.
Sabendo dessa importância, na edição da Revista AuE Paisagismo Digital deste mês, preparamos um tutorial no qual vamos aprender sobre Processo de modelagem 3D da AueSoftware.
Primeiro, nós iremos partir de um modelo 3D do seu programa de modelagem de preferência. Com o modelo aberto iremos verificar se todas as faces são necessárias, se é necessário todos os detalhes ou se pode ser um odelo mais simples, bem como limpar tudo que for extra. Em seguida iremos agrupar por material o que for cada elemento do mesmo matrial.
Também é necessário verificar se alguma face do modelo está invertida, pois se estiver, a mesma não receberá luz no render do nosso programa.
Verificando modelo no programa de modelagem 3D
Feitas todas as correções no modelo, iremos exportar para que seja possível abrir em outros programas de edição e nos programas da AuE também. O formato é em OBJ.
Para isso, no programa utilizado em questão iremos em file, export, 3D model, escolher o formato OBJ e exportar para a pasta de sua preferência.
Exportando modelo 3D
Exportando modelo 3D
O próximo passo é importar o modelo em um programa que chama Blender. Vale lembrar que esse pograma será utilizado para simplificar algumas faces deixandoo modelo mais leve bem como melhorar o mapeamento de texturas. Não é obrigatório passar por ele, vocês podem incluir direto o modelo no sistema depois de modelarem, vai do gosto de vocês, do que acham melhor.
Para nós, simplificar ao máximo e deixar o mais leve o possível é o ideal, logo passamos por esse programa.
Para abrir o modelo exportado aqui, basta clicar em file, import, wavefront(obj) e uma janela nova sera aberta, nela iremos procurar o local do arquvivo, selecionar e clicar em import.
Importando o modelo 3D no blender
Importando o modelo 3D no blender
Com o modelo importado e selecionado, iremos clicar na aba Modeling. Em seguida iremos clicar na opção Mesh, Separate, ByMaterial. Isso fará com que o programa separe em grupos por material, o que facilita para mapear a textura no VisualMANAGER.
Separando grupos por material
Separando grupos por material
Agora iremos exemplificar como deixar o modelo mais leve simplificando os poligonos de uma face. No exemplo iremos selecionar a torneira, que foi modelada de uma maneira que a deixou pesada e reduzindo suas faces obtemos mais leveza.
Para isso iremos seleciona-la, clicar no ícone de ferramenta, AddModifier e procurar a opção decimante. Nela iremos escolher a opção Planar pois é um modo que simplifica sem deformar, e para aplicar a mudanã basta clicar em apply.
Simplificando o modelo
Simplificando o modelo
Simplificando o modelo
Com todas as alterações desejadas feitas, é hora de exportar em um formato que podemos abrir nos programas da AuE, o OBJ. Para isso iremos em file, export, wavefront(obj) e escolher o local onde deseja salvar.
Exportando modelo do blender
Para ircluir o modelo, iremos no VisualMANAGER, na aba superior selecionar a opção 3d e em paisagismo selecionar Mobiliário. Feito isso a nossa inclusão será feita em mobiliário. Iremos pesquisar pelo nome do modelo já previamente cadastrado no DataMANAGER e com o mesmo selecionado clicar em Adiciona um novo modelo 3D.
Incluindo modelo no VisualMANAGER
Incluindo modelo no VisualMANAGER
Por fim, para fazer a aplicação do material basta procurar o material desejado e em seguida clicar no balde de tinta. Agora basta selecionar no modelo 3D o local onde deseja aplicar o material e em seguida salvar!
Aplicação de material
Assista também ao vídeo tutorial!
Vídeo Tutorial:
Veja também: