A paisagista Guta Cabral fala como o paisagismo contribui para a saúde da população

Autor: Anita Cid - Data: 04/08/2009

paisagista Guta Cabral

Guta Cabral é arquiteta e urbanista, formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (UFf) - 2000. É pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Escola de Engenharia (UFF) - 2004 e pós graduada em Gestão de Infra-estrutura em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública / ENSP / DIRAC / Fiocruz - 2007. Realizou vários cursos de aperfeiçoamento em Jardinagem e Paisagismo. Ministrou aulas para cursos livres de Paisagismo e Educação Ambiental voltado para crianças. Atualmente é coordenadora da área de Paisagismo da Fiocruz.

AuE Soluções: Como é o trabalho que você realiza na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)?

Guta: Em 2001, comecei a trabalhar com Paisagismo como autônoma para clientes particulares e empreiteiras da construção civil e, em 2005, como prestadora de serviços para a Fiocruz. Atualmente sou a coordenadora da área de Paisagismo na Fiocruz e faço parte de uma equipe composta por arquitetos, urbanistas e paisagistas. Nossa equipe é responsável pelos projetos nas áreas externas no campus de Manguinhos que possui cerca de 85.000m2. Planejo o tratamento paisagístico das áreas externas, projeto e oriento as execuções dos jardins, dou apoio à produção no Horto da Fiocruz e à equipe de Jardinagem.

AuE Soluções: Como o meio ambiente influencia na qualidade de vida do homem?

Guta: Meio Ambiente e Saúde são questões intimamente ligadas, pois sem qualidade ambiental não há saúde, nem física nem mental. E foi através da reorganização urbana por meio do sanitarismo que as questões ambientais foram consideradas como itens de fundamental importância no tratamento das doenças do passado. O tratamento do meio em que o indivíduo está inserido faz parte da melhoria das condições de saúde do próprio indivíduo.

AuE Soluções: Podemos dizer que o paisagismo contribui na qualidade de vida da população?

Guta: Sim. Tratar as áreas externas públicas e/ou privadas significa tratar das pessoas de um local, proporcionando-lhes espaços livres para o lazer, para a contemplação, para o comércio, para o descanso, para a cultura, enfim para a socialização das pessoas.

AuE Soluções: Como o paisagismo pode ser uma ferramenta para a recuperação e proteção do meio ambiente?

Guta: O paisagismo pode ser ferramenta para recuperação e proteção do meio ambiente na medida em que obedece a legislação dos órgãos competentes, criando condições de recuperação de ecossistemas nativos, de áreas degradadas, utilizando de forma consciente espécies vegetais em vias de extinção. Ainda, valorizando as iniciativas de proteção e preservação ambiental, contribuindo para a disseminação da cultura da sustentabilidade ecológica, como exemplo um bom projeto paisagístico no qual é utiliza-se os recursos naturais de forma consciente - irrigação e iluminação, por exemplo.

O tratamento do meio em que o indivíduo está inserido faz parte da melhoria das condições de saúde do próprio indivíduo.


AuE Soluções: Atualmente vivemos uma constante luta contra a dengue. O paisagismo planejado ajuda nesta prevenção?

Guta: Com certeza. Inclusive, na Fiocruz são feitos estudos direcionados para a presença de larvas do mosquito da dengue nos copos de bromélias, e que já foram publicados resultados apontando para o baixo índice de incidência desta espécie nesse tipo de vegetação. Já foi publicado também que, no meio urbano, os índices de dengue estão mais relacionados à presença de poças d´água, caixas d´água abertas, lixo sem controle a céu aberto. Cabe aqui ressaltar que dentro das questões de sanitarismo, o paisagismo também é contribuinte nas resoluções destes problemas. Uma cidade planejada ou tratada paisagisticamente, com certeza, terá esses problemas minimizados.

AuE Soluções: Você acredita que atual cobertura da mídia sobre questões ambientais coloca o paisagismo em destaque?

Guta: Atualmente eu acho que o Paisagismo está sendo mais explorado pela mídia do ponto de vista dos grandes empreendimentos, sejam condomínios residenciais, sejam empreendimentos públicos. Ainda acho que poderíamos ter uma ligação maior com as questões de legislação e de sustentabilidade, uma tendência mundial.

AuE Soluções: Como você utiliza o software PhotoLANDSCAPE para executar seus trabalhos?

Guta: Eu utilizo o PhotoLANDSCAPE frequentemente, pois ele nos dá a noção de volumes e ambiências a criar e a apresentar o projeto para os usuários.

AuE Soluções: Dentre os projetos que você realizou qual você destacaria? Conte-nos um pouco sobre ele?

Guta: Um projeto que destacaria aqui na Fiocruz é o do entorno do Prédio da Ouvidoria. Esta área faz parte do entorno do Castelo Mourisco, que estava em processo de degradação. A área era utilizada para instalações de barracão de obras e não havia recobrimento vegetal sobre o solo.
No prédio da Ouvidoria concentram-se as atividades de recebimento, averiguação e encaminhamento às áreas competentes das manifestações dos usuários do campus, propondo a adoção de medidas corretivas e preventivas.
Em nossa proposta, além do recobrimento do solo cujo intuito foi trazer qualidade e condições adequadas de drenagem, tivemos o objetivo de cria ambientes de estar para contemplação e o de arborizar com espécies nativas, como o jerivá (Syagrus rommanzoffiana), o ipê-amarelo (Tabebuia chrysotricha) e as ornamentais tropicais como filodendro-glorioso (Philodendron gloriosum), o gengibre-vermelho (Alpinia purpurata), a zebrina (Tradescantia zebrina), entre outras.

Veja a seguir fotos do projeto descrito acima. Local antes do projeto:

projeto realizado com o PhotoLANDSCAPE



Local após a execução do projeto:

projeto realizado com o PhotoLANDSCAPE



Veja as fotomontagens deste projeto feitas com o PhotoLANDSCAPE


Compartilhar:


Anterior Próximo

Biblioteca gratuita sobre paisagismo.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: vanja coite. - Data: 12/09/2009

o texto é muito coerente e esclarecedor.



2 - Autor: Laura Almeida - Data: 05/08/2009

Materia interessante e esclarecedora a respeito do entrelaçamento Saude/Ambiente. Eis ai a beleza da Arquitetura ao unir o util ao agradavel, o belo ao funcional.



3 - Autor: maria martha corrêa de cerqueira - Data: 04/08/2009

pelas fotomontagens podemos avaliar a transformação, é maravilhoso!parabéns.




Conversar no Whatsapp

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*