Vencedores do concurso da ANP falam sobre seu projeto

Autor: Anita Cid - Data: 04/08/2009

Leonardo Carvalho, Cid Carvalho, João Jadão e Alice Rocha

João Jadão é paisagista autodidata e entusiasta do paisagismo desde 1987. Em 1989, criou a Planos e Plantas Paisagismo com Cid Carvalho, arquiteto formado pela Faculdade de Belas Artes. Possuem no currículo participações na Mostra Internacional de Paisagismo Fiaflora 2004 e 2005, e inúmeros trabalhos publicados, com destaque para a Revista Paisajismo, da Espanha. Além dos dois paisagistas, Alice Rocha e Leonardo Carvalho participaram da criação do projeto vencedor do concurso da ANP. Na foto: Leonardo Carvalho, Cid Carvalho, João Jadão e Alice Rocha.

AuE Soluções: Como foi participar do concurso promovido pela a ANP?

João e Cid: Assim que soubemos do concurso, tivemos a certeza que participaríamos. Além do concurso ter sido muito bem estruturado pela ANP, o objeto do concurso, elaboração de projeto de paisagismo para o Parque Lagoa dos Pássaros em Artur Nogueira - SP, nos possibilitou trabalhar com soluções focadas em preservação ambiental, sustentabilidade e impacto sócio-cultural, fato que nos trouxe um prazeroso desafio.

AuE Soluções: O que vocês levaram em consideração ao realizar o projeto?

João e Cid: A elaboração do projeto foi precedida do levantamento de várias informações. Por exemplo: quem são os frequentadores do parque, quais seus interesses e expectativas, que atividades ocorriam no parque, como os usuários chegavam ao local (carro, ônibus, bicicleta), se as pessoas iam sozinhas, em par, ou em grupo, quais os horários de maior movimento, e etc.
Levamos em consideração todas essas informações e também a verba estipulada pelo concurso para a execução do projeto.

AuE Soluções: Quais foram as principais espécies botânicas utilizadas no projeto? Como foi feita esta seleção?

João e Cid: Utilizamos várias espécies nativas, palmeiras, frutíferas, capins, plantas aromáticas e arbustos. Na seleção dessas espécies consideramos as condições do local, o efeito ornamental, florada exuberante, verticalidade pretendida e épocas distintas de floração. As espécies Manacá da Serra, Quaresmeira, Lírio, Lantana, Azaléia, Jasmim Amarelo, foram escolhidas por suas floradas exuberantes; o Jasmim Estrela foi escolhido por seu perfume; já as espécies Salgueiro Chorão, Resedá, Capim dos Pampas, Capim Azul, Capim Barba de Bode, Aninga - Açu foram selecionadas devido seus efeitos ornamentais; a amoreira e a pitangueira são espécies frutíferas que compõe o projeto; Palmeira Imperial foi escolhida pela sua folhagem elegante; ao escolhermos o Capim do Texas, tanto o rubro quanto o verde, levamos em consideração suas flores esbranquiçadas e em relação ao Bambu Môsso, levamos em consideração a verticalidade pretendida. Para finalizar, escolhemos o Fórmio Variegato, pela cor de suas folhas e o Jasmim dos Açores por ser uma trepadeira perfumada.

AuE Soluções: Quais foram as principais dificuldades que vocês tiveram?

João e Cid: A principal dificuldade que tivemos foi adequar o projeto ao orçamento pretendido. Todas as idéias e soluções propostas foram orçadas, antes de serem adotadas. Isso demandou tempo na orçamentação e nos impôs um certo limite na criação.

AuE Soluções: Como este projeto de paisagismo irá melhorar a qualidade de vida da população da cidade de Artur Nogueira?

João e Cid: Nosso projeto repaginou e criou diversos espaços tornando-os práticos e aconchegantes, para o convívio intenso e lazer de famílias, jovens, idosos e crianças.
Foram criados espaços como Praça do Encontro, Praça do Piquenique, Mirantes Norte e Leste, e Túnel dos Aromas.
Readequamos o playground e inserimos novos equipamentos. Para a prática de exercícios físicos, criamos uma academia ao ar livre e um circuito de ginástica, intercalado com 05 estações com equipamentos específicos, além de acrescentarmos uma nova quadra de areia.
Criamos uma Estação de Recebimento de Produtos Tóxicos Domiciliares, visando destinar corretamente restos de tinta, solventes, pilhas, baterias, óleo de motor (01 litro polui 01 milhão de litros de água), etc.. Serão distribuídas lixeiras para coleta seletiva e cestos de lixo.
Enxergamos o Parque Lagoa dos Pássaros como parte de um ecossistema e ao tratá-lo paisagisticamente, o transformaremos num ponto de partida para a recuperação ambiental de todo o município.

AuE Soluções: Como será a implementação do projeto na cidade de Artur Nogueira?

João e Cid: A Prefeitura de Artur Nogueira disponibilizará a verba necessária em 02 etapas. A primeira etapa será executada ainda em 2009 e o restante em 2010.

AuE Soluções: Após realizado o projeto, vocês também serão responsáveis pela manutenção do mesmo?

João e Cid: Não seremos os responsáveis pela manutenção do Parque. Inicialmente a manutenção estará sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal. Acreditamos que essa manutenção pós-execução é de extrema importância para o desenvolvimento e correto crescimento das espécies utilizadas.

AuE Soluções: Como o AutoLANDSCAPE, software da AuE Soluções, que vocês ganharam como prêmio no concurso irá auxiliar vocês em seus trabalhos?

João e Cid: O AutoLANDSCAPE é uma poderosa ferramenta para a elaboração dos projetos. Trará agilidade na contagem das mudas e montagem das tabelas, possui um excelente banco de dados e nos proporcionará uma excelente apresentação, facilitando o entendimento do cliente.

Veja a seguir o projeto dos paisagistas João Jadão e Cid Carvalho

projeto de paisagismo ganhador do concurso da ANP



Veja também o site dos paisagistas: www.planoseplantas.com.br


Compartilhar:


Anterior Próximo

Biblioteca gratuita sobre paisagismo.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: cristiano - Data: 16/06/2011 09:41:28

Vocês deveriam vir visitar a lagoa dos pássaros em Artur Nogueira.



O pojeto não saiu do papel, Tudo muito bonito mais na prática, nada aconteceu.



Está pior que antes.



2 - Autor: eduardo taufick sultani - Data: 03/08/2009

parabens pelo trabalho, diferença e detalhes fez a diferença abraço de uma pessoa que sempre cruza no ceagesp parabens por voçe e sua equipe Eduardo Taufick Sultani




Conversar no Whatsapp

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*