Saiba como é feito o banco de dados dos softwares da AuE Soluções

Autor: Anita Cid e Gláucia de Oliveira - Data: 01/08/2009

Uma das principais vantagens dos softwares da AuE Soluções é o banco de dados, composto pelas plantas mais utilizadas pelos paisagistas brasileiros. O que muitos não imaginam é que este acervo é fruto de um trabalho contínuo feito por uma equipe multidisciplinar.

Para tal, contamos com um fotógrafo, que se encarrega de fotografar as espécies por todo o Brasil, fotografando tanto plantas já existentes em nosso acervo, com o intuito de melhorar as imagens; quanto plantas inéditas, para aumentar a abrangência do mesmo.

O próximo passo é a identificação de cada espécie. Nesta etapa, a bióloga da AuE Soluções identifica cada planta e elabora a ficha de cadastro que irá compor o banco de dados dos programas. Para preencher esta ficha, é feito uma consulta em diversas fontes bibliográficas de referência para garantir a idoneidade dos dados. Esta ficha é composta por características tais como dados botânicos (família, meses da floração, característica das flores e folhas etc), altura da planta, diâmetro, tipo de solo, tipo de uso, cuidados necessários, dentre outros. Todas estas informações são de grande valia para os paisagistas, pois as características mais relevantes de cada planta estão resumidas e concatenadas em um só lugar que pode ser facilmente acessado. Cabe ressaltar que as plantas cadastradas são próprias para o cultivo em nosso país, fazendo com que o paisagista tenha um amplo leque de opções viáveis para ele se adequar as condições de sua região e a oferta local disponível.

Todas as informações são adaptadas para o interesse do paisagista. Por exemplo, flor em termos botânicos é diferente do que é entendido pelo consenso comum. Tomemos como exemplo a margarida: para os biólogos as verdadeiras flores estão dispostas no que chamamos de miolo da flor e o que é chamado de pétalas são na verdade brácteas (artifício utilizado por algumas flores para atrair a atenção dos polinizadores). Assim, em termos botânicos, o tamanho da flor é insignificante para os efeitos ornamentais do paisagismo, sendo que este está interessado no conjunto formado pelas flores e pelas brácteas, ou seja pela inflorescência. Desta forma, o AutoLANDSCAPE e o PhotoLANDSCAPE apresentam, em geral, o tamanho da inflorescência, visto que esta é o aspecto relevante para efeito visual conferido pela planta.

O banco de dados também disponibiliza os nomes científico simplificado e completo. O primeiro deve ser utilizado na compra de plantas, uma vez que diferentes espécies podem ser conhecidas pelo mesmo nome popular. Deste modo, se você comprar uma alpinia, o fornecedor pode te vender uma planta com porte, cor, flores diferentes da que você imaginava. O mesmo acontece com quaresmeiras e outras espécies. Visto isto, o nome científico simplificado lhe auxiliará a comprar corretamente as plantas, enquanto o nome científico completo é mais usado para pesquisas acadêmicas.

Após identificadas e cadastradas, as fotos são manipuladas por um designer. Ele é responsável por recortar cada planta, ou seja, deixa-a sem fundo, facilitando a utilização desta foto em uma fotomontagem.

O banco de dados também é composto por pisos, mobiliários, brinquedos e divisores, que também são fotografados, identificados e recortados. Tudo para simplificar e agilizar o trabalho dos paisagistas.

A AuE Soluções está sempre trabalhando para aumentar e melhorar o banco de dados. É um trabalho contínuo e interrupto . Isto faz com que sempre disponibilizemos novas plantas para serem acrescentadas em seu banco de dados. Não deixe de conferir no AuE Network as novas espécies.

O banco de dados da AuE Soluções também pode ser conferido no site www.paisagismodigital.com


Compartilhar:


Anterior Próximo

O guia traz diversas dicas para profissionais que desejam se destacar no mercado de paisagismo

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: Roberto - Data: 04/08/2009

Muito didática as explicações fornecidas, principalmente a leigos no assunto.




Conversar no Whatsapp

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*