Paisagismo no World Architecture Festival 2021 - Part.2
Autor: Jéssica de Souza - Data: 10/02/2022
Al Fay Park. Fonte: SLA Architects.
https://www.sla.dk/cases/al-fay-park/
Acesso em: Fevereiro de 2022
Neste mês iremos dar continuidade aos projetos de paisagismo vencedores do World Architecture Festival 2021. Em janeiro falamos sobre os premiados dentro do contexto natural e agora será a vez de abordar os do contexto urbano.
Confira um pouco sobre cada projeto a seguir:
1. Revitalizing Kazan’s Prime Waterfront - Turenscape - Rússia
O escritório Turenscape foi premiado mais uma vez no WAF 2021, agora na categoria urbana, com este projeto de revitalização da orla do lago Kaban na cidade de Kazan. O lago é dividido em 3 partes e ambas estavam abandonadas, inacessíveis devido à pista de alto tráfego de veículos e ao acúmulo de resíduos industriais e residenciais, e se tornaram um local de grande poluição.
A revitalização veio através de um concurso e o escritório norteou o projeto de planejamento do local através do conceito “cinturão elástico”. Este cinturão liga os três lagos à cidade através de corredores ecológicos e tem a água como ponto de foco das estratégias projetuais, visto que o lago faz parte da história da cidade. Os corredores aproximam o público à natureza e são compostos de espaços verdes que auxiliam na preservação da biodiversidade local, pontos de permanência ao longo da margem com atividades culturais e faixas de baixa velocidade.
Conheça mais sobre o projeto em https://www.turenscape.com/project/detail/4680.html
2. Impression of Railway - S.D. Atalier Design & Planning - Taiwan
O surgimento da cidade de Taichung, em Taiwan, está diretamente ligado às ferrovias e é buscando essa importância histórica que o projeto do escritório entra como resgate ao bem cultural. O governo já estava trabalhando na melhoria da cidade e como ação para a ferrovia foi proposto a elevação para dar espaço às vias rápidas e as áreas do entorno foram requalificadas conectando o bem histórico às partes da cidade.
O projeto tem 1.6Km de extensão e o terreno trabalhado engloba diversos espaços como, por exemplo, a antiga Estação Ferroviária de Taichung, armazéns, e dormitórios. No corredor verde foram reorganizados os recursos, feitas reformas nos ambientes e melhoria nos equipamentos públicos trazendo novamente ao lugar os turistas e moradores, para desfrutar de lazer, comércio e transporte.
Para mais informações sobre o projeto acesse https://landezine-award.com/impression-of-railway/
3. Al Hosn Masterplan - DCT + CEBRA - Abu Dhabi
Neste plano diretor o objetivo é estabelecer o Forte Qasr Hosn, primeiro edifício de Abu Dhabi, como o centro cultural da cidade.
O projeto traz um contraste entre as paisagens desérticas e a malha urbana do local fazendo com que esta linha divisória seja sentida gradativamente na faixa de divisão diagonal. Essa transição vai de planos horizontais a volumes verticais que vão aumentando até chegar em edifícios que compõem o ambiente. Os volumes junto com a vegetação trazem sombras deixando o clima ameno e os tons usados nos materiais entram em harmonia com o entorno.
Confira mais informações em https://cebraarchitecture.dk/project/al-hosn-masterplan/
4. Xuhui Runway Park - Sasaki - China
Antigamente o local era uma pista pertencente ao Aeroporto de Longhua que ficou inativo em 2011 e, com a remodelação da área, passou por uma transformação.
No projeto foi proposto uma via pública onde transitam veículos, pedestres e bicicletas, além de parques lineares nas laterais. Estes parques lineares possuem vegetação nativa com 82 espécies de plantas, espaços amplos para atividades culturais, acessibilidade, materiais ecológicos, fontes que utilizam a água captada das chuvas, etc. A memória do antigo aeroporto foi preservada e é vista na variação de escalas e topografias que trazem a sensação de movimento ascendente e descendente do avião, os mobiliários com formatos que remetem a elementos de aeronaves, além de partes da pista de concreto terem sido preservadas.
Saiba mais detalhes do projeto em https://www.sasaki.com/projects/xuhui-runway-park/
5. Niederhafen River Promenade - Zaha Hadid Architects - Alemanha
Em 1962 uma forte tempestade causou destruição na cidade de Hamburgo e foi necessário a construção de uma barreira às margens do rio Elba para impedir as inundações. Em 2006 em inspeção nesta barreira concluíram que seria necessário um reforço, visto que os elementos estavam sobrecarregados. Um concurso foi realizado e o escritório Zaha Hadid Architects foi responsável pela reconstrução.
O projeto da barreira reconecta o rio à malha urbana em um passeio com cerca de 103 Km de extensão que possui espaços para pedestres e edifícios, tudo com vista para o rio Elba. Escadas e rampas fazem essa conexão entre os espaços e formam pontos de observação da paisagem.
Mais informações do projeto em https://www.zaha-hadid.com/architecture/hamburg-river-promenade/
6. Al Fay Park - SLA Architects - Abu Dhabi
Este projeto teve como objetivo melhorar o microclima, promover espaços para interações sociais e preservar a biodiversidade da cidade de Abu Dhabi. Na edição de Outubro - 2021 escrevemos uma matéria com mais detalhes em Al Fay Park - A natureza em meio à megacidade de Abu Dhabi.
Outras informações no site https://www.sla.dk/cases/al-fay-park/
Veja também:
Paisagismo no World Architecture Festival 2021 - Part.1
Os jardins verticais de Patrick Blanc
A Toxicidade das Plantas Ornamentais
Anterior Próximo