Biofilia: Raízes x Espaço Construído
Autor: Heitor Guimarães - Data: 24/01/2023
A biofilia corresponde a relação dos seres humanos com a natureza, fundamental para a nossa saúde física e mental, e quando aplicada às cidades, ela pode gerar sobre os edifícios e espaços públicos a sensação de conforto e pertencimento.
A biofilia pode se dar de várias maneiras. Através da iluminação e a ventilação natural; pela utilização de materiais mais naturais, remetendo à natureza, como madeira, pedra, tijolo e evidentemente utilizando do biossistema na criação de jardins e espaços como canteiros e praças, por exemplo.
Entretanto, essa positiva fusão do orgânico com o inorgânico pode gerar alguns conflitos no espaço, muitos deles gerados pelas diferentes dinâmicas entre o estático da construção e o movimento das plantas, o crescimento natural e muitas vezes desordenados da vegetação. O problema foco, o motivo que iremos tratar como principal nessa matéria é sobre o cuidado que devemos ter com as escolhas da flora, as raízes e sua influências no espaço construído.
Raízes e suas influências nas estruturas.
O crescimento orgânico, "desordenado", de raízes pode danificar construções, estruturas importantes de edifícios e do meio urbano, por isso devemos ter um cuidado nas escolhas de projeto. Ao definir as espécies é importante analisar as condições específicas que se apresentam no espaço e dar um tratamento adequado a essas plantas.
Autor: Tdorante10
Tomando como uma simples regra ao se definir uma escolha arbórea devemos imaginar (mesmo que não seja uma regra e que varie conforme a planta) que a mesma quantidade que se cresce na copa da árvore sua raiz se ramificará espelhada abaixo da terra, e algumas dessas raízes possuem tanta força que conseguem se emaranhar em estruturas, quebrar calçadas e pisos e até mesmo desestabilizar alicerces.
Autor: Heitor Guimarães
É preciso tomar medidas para lidar com a influência dessa vegetação no espaço inserido e inclusive para prevenção de danos. A primeira ação é através da análise da escolha botânica e suas características específicas incluindo a de enraizamento, se elas são profundas ou se espalham horizontalmente, se são aéreas. Vale fazer uma previsão de crescimento tanto da copa quanto da raiz para descobrir se a escolha feita foi a mais adequada, também se questionar sobre a existência de frutos, flores, aromas, capacidade de atrair insetos, aves e pragas, pois tudo isso vai influenciar diretamente no ambiente.
Como lidar com plantas com raízes muito amplas, abrangentes?
Existem algumas técnicas utilizadas, principalmente no urbanismo, para essa contenção do crescimento e ramificação das raízes.
A mais comum é a utilização de aterramento de tambores ao redor da muda da árvore para que sua parede direcione, inicialmente, o crescimento das raízes para baixo. Existem variações mais tecnológicas dessa técnica, uma delas é feita com instrutores de propagação e outra a utilização de defletores de raízes, quatro placas de concreto rodeando a raiz, esse último vem sido tomado como projeto-piloto das ruas principais de Santos-SP desde 2019, todos esses com a mesma finalidade de ampliação da profundidade da raiz e distanciamento dela da área se piso, veja imagens.
Instrutores de Propagação de raízes
Fonte:Sdhongguan
Defletores instalados em cova de árvore - Foto: Francisco Arrais
Vale lembrar que nenhuma dessas medidas são totalmente eficazes caso ao fazer um plantio você não deixe um espaço para respiro da terra e permeabilidade da água para que chegue até as raízes, assim a mesma não precisa se "elevar" em busca desses nutrientes. Áreas com lençol freático muito elevado podem influenciar também na flutuação do enraizamento evitando que elas fiquem totalmente imersas. Conhecer o espaço e suas característica é de responsabilidade do projetista e também é um passo importante para se evitar más escolhas e danos desnecessários.
Veja também!
Design biofílico: a tendência que nunca saiu de moda
Milayne Ferraz e a aplicação da Biofilia em ambientes industriais
Cidade Biofílica: Integração do homem com a natureza
Anterior Próximo