A paisagista Lídia Seares fala como o paisagismo é um aliado à proteção do meio ambiente

Autor: Anita Cid - Data: 01/07/2010

Lótuz Assessoria Verde

Lídia Seares Maciel é Engenheira Agrônoma e Paisagista desde 2007. Realizando projetos paisagísticos, execução, manutenção para residências, condomínios e comércio. É proprietária da empresa Lótus Assessoria Verde. A empresa atua no segmento de Paisagismo, Jardinagem e Áreas degradadas de Uberaba e região. Atualmente está cursando Pós Graduação em Plantas Ornamentais e Paisagismo na Universidade Federal de Lavras.

AuE Soluções: Como você cria um projeto paisagístico personalizado que reflete o gosto do cliente?

Lídia: Um projeto de qualidade antes de ser elaborado deve seguir alguns passos fundamentais. Desde os mais complexos, como o gosto do cliente, arquitetura da construção, funcionalidade da área, disponibilidade de recursos financeiros até mesmo sobre preferências de cores, além de todos os aspectos agronômicos a serem seguidos. Também é de extrema importância uma boa comunicação entre o cliente e o projetista, a fim de levantar o maior número de informações a respeito dos anseios do cliente em relação ao jardim, e enfim poder satisfazê-lo com um resultado esperado.

AuE Soluções: O que você faz para estar em sintonia com as tendências do mercado?

Lídia: Sempre busco informações para me atualizar em revistas, periódicos, internet e principais lançamentos de plantas dos grandes centros de distribuição (CEASA). Com o conhecimento de tais tendências é possível repassar as informações para as floras locais e ter acesso a plantas diferentes, o que possibilita a implantação de um projeto diferenciado.

AuE Soluções: O Brasil é um país caracterizado por uma enorme diversidade de espécies vegetais. Como usufruir de toda esta diversidade, nos projetos paisagísticos?

Lídia: Torna-se cada vez maior a busca pela implantação de um projeto paisagístico sustentável, e um dos fatores correlacionados é o uso de espécies nativas. O Brasil, neste requisito, nos atende de forma bem farta, pois existem inúmeras espécies nativas de alto valor paisagístico.

AuE Soluções: Atualmente, devido ao crescimento exacerbado das cidades e pela constante busca por segurança e comodidade, percebemos que as pessoas estão preferindo morar em apartamentos ao invés de casas. Como inserir o paisagismo nos projetos de grandes edifícios, fazendo com que as pessoas não percam o contato com o verde?

Lídia: A própria construção civil já esta inserindo uma nova forma de arquitetura que traz maiores áreas internas e externas de lazer. Nos próprios apartamentos as varandas mais avantajadas possibilitam o uso de vasos variados, pequenas espécies hortícolas, quadros vivos entre outros. Já nas partes externas, onde acontece a circulação dos moradores, o paisagismo além de uma maior integração com o verde (com implantação de salas verde, áreas para caminhadas, leituras, etc) possibilita uma maior aproximação entre moradores, fator que também esta em desuso.

AuE Soluções: Como o paisagismo pode contribuir na qualidade de vida da população?

Lídia: Estar em contato com a natureza nos transmite um conjunto de sensações que proporcionam tranquilidade e paz. Podemos contemplá-la em uma praça ou até mesmo na varanda de nossa casa. O importante é estar em contato com a natureza, isso melhora nossa qualidade de vida, pois somos parte integrante da natureza.

AuE Soluções: Como o paisagismo pode ser uma ferramenta para a recuperação e proteção do meio ambiente?

Lídia: Ao contrário do que muitas pessoas acreditam o papel do paisagista não fica restrito à recomposição da paisagem urbana, que hoje esta sendo tomada por grandes construções desordenadas. Cabe também aos paisagistas conhecimentos bem mais específicos sobre a recuperação de áreas degradadas, saber manejar melhor os recursos naturais. Desta forma, o Paisagismo torna-se uma aliada à proteção do meio ambiente.

AuE Soluções: Como o software PhotoLANDSCAPE lhe ajuda em seu dia-a-dia profissional?

Lídia: Uma valiosa ferramenta tecnológica nas apresentações de meus projetos. Com o programa o cliente consegue ter uma visão bem próxima da real de como ficará o projeto paisagístico após a implantação. Além de conseguir fazer mudanças rápidas durante a apresentação caso necessárias.

AuE Soluções: Dentre os diversos projetos que você realizou qual deles você destacaria?Por quê?

Lídia: A reforma de uma residência de um casal. A esposa foi criada em tal casa. O desafio foi implantar um jardim que além das características comuns, como uma área funcional - tanto para festas quanto para o bem estar de seus 2 cachorros - o jardim deveria conter algumas plantas pré-existentes de grande valor sentimental. Estive presente durante todo o processo de reforma, juntamente com a arquiteta responsável pela reforma, podendo assim afinar as idéias. O resultado foi plenamente satisfatório para o casal e amigos. Agora, com a reforma concluída, o trabalho prossegue com a manutenção mensal do jardim.

Veja as fotos deste projeto a seguir:

projeto de paisagismo



projeto de paisagismo



projeto de paisagismo



projeto de paisagismo



projeto de paisagismo



projeto de paisagismo



Veja também o site da paisagista www.lotusverde.com/


Compartilhar:



eBook: Planta baixa técnica x Planta humanizada em paisagismo

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
7 + 1 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



1 - Autor: Érika Garcia - Data: 13/07/2010 14:58:48

Parabéns Lídia, vc soube mostrar com precisão seus conhecimentos e a belezado paisagismo.Continue sempre assim..bj



2 - Autor: Karla Santos - Data: 09/07/2010 09:51:44

Parabéns Lidia! Belo trabalho e muito talento! Grande abraço.



3 - Autor: suzel marcia maciel - Data: 08/07/2010 21:38:12

muita energia nesta caminhada profissional, beijos Suzel



4 - Autor: Xisto Hermes - Data: 07/07/2010 22:16:35

Uma ótima matéria.

Belos ambientes, (fotos).

Natureza é vida e vida é o que vc esta dando aos ambientes.

Parabéns.





5 - Autor: Jorge - Data: 07/07/2010 21:44:16

Lídia, realmente precisamos cuidar do ambiente em que vivemos. Como paisagistas, no tocante as áreas degradadas, somos autoridades e temos que gritar... para recompor. Hoje, a energia do verde fala mais (BIOMASSA), pois o verde é renovável. PENSE VERDE! Parabéns



6 - Autor: Cândida Campolina - Data: 07/07/2010 21:20:15

A Lídia demonstrou que tem muita delicadeza para tratar com seus clientes, e grande preocupação em fazer um paisagismo aliado à preservação ambiental. Isso faz dela uma profissional antenada com os problemas ambientais e com certeza uma paisagista da melhor qualidade. Em tempo: as fotos mostram um projeto bem bacana.



7 - Autor: wilson - Data: 07/07/2010 15:20:05

Muito bom, você conseguiu demonstar não só a beleza do paisagismo e a importância que os projetos ambientais representam, mais também a necessidade da sua preservação.

Parabéns!



8 - Autor: Bianca - Data: 06/07/2010 19:41:11

Gostei muito do trabalho e da preocupaçao da paisagista com o meio ambiente. Ela une a beleza com o respeito ao verde!




Entrevista
Dicas Técnicas
Ecologia
Novidades
Notícias
Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 7 No 73 / Junho de 2010

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*