Flores para ver e comer
Autor: Anita Cid - Data: 01/07/2010
Mais do que gerar renda para quem produz, embelezar ambientes e agradar quem as recebe, algumas flores também podem ser consumidas. É o que a Emater/RS-Ascar e o Instituto de Educação de Ivoti mostraram no Agroshow 2010.
No jardim exposto no local, os visitantes conheceram uma orquídea (Vanilla sp **), da qual é extraído o açúcar de baunilha, e aprendem que algumas flores que cultivamos em casa podem ser aproveitadas na culinária. Durante os quatro dias da feira, alunos e professores do Instituto irão realizar oficinas de flores comestíveis, como as de geleia de rosas e folhas de menta e de chocolate quente com violeta de jardim.
Entre as flores comestíveis, estão a capuchinha, o amor-perfeito e as rosas, desde que cultivadas sem agrotóxicos.
"Hoje a utilização de flores ainda está na alta gastronomia, queremos popularizar", explica a professora Sueli Presser. O preparo de receitas naturais é uma das atividades práticas desenvolvidas com alunos da educação infantil à 4ª série, dentro do Programa Herbáreo Vivo, desenvolvido pelo Instituto de Educação, em parceria com a Emater/RS-Ascar e outras entidades do município de Ivoti. O Programa abrange uma série de ações, como o projeto de alimentação "O sabor da natureza", o jardim horta, as flores comestíveis, a polinização com abelhas jataí (nativas), o banco de sementes e a participação em eventos, que propiciam uma interação dos estudantes com o meio social e natural em que vivem. "Temos a preocupação de trabalhar as questões ambientais desde cedo, para que eles tenham um olhar diferente sobre o meio ambiente, para que se sensibilizem e aprendam a cuidar da natureza", afirma a professora Renati Korndörfer.
Fonte: Emater RS - Ascar
** VANILLA é uma orquídea bastante primitiva e sua origem data provavelmente de 120 milhões de anos. A essência da baunilha é extraída dos frutos de algumas espécies de Vanilla, fazendo dela a única orquídea que tem interesse comercial fora o valor ornamental.
Atualmente são descritas mais de 50 espécies (alguns livros citam entre 65 e 100) e as espécies mais usadas para fins comerciais são as espécies americanas. A Vanilla planifolia é a principal fonte natural de baunilha.
Anterior Próximo