Flores para ver e comer

Autor: Anita Cid - Data: 01/07/2010

Mais do que gerar renda para quem produz, embelezar ambientes e agradar quem as recebe, algumas flores também podem ser consumidas. É o que a Emater/RS-Ascar e o Instituto de Educação de Ivoti mostraram no Agroshow 2010.

No jardim exposto no local, os visitantes conheceram uma orquídea (Vanilla sp **), da qual é extraído o açúcar de baunilha, e aprendem que algumas flores que cultivamos em casa podem ser aproveitadas na culinária. Durante os quatro dias da feira, alunos e professores do Instituto irão realizar oficinas de flores comestíveis, como as de geleia de rosas e folhas de menta e de chocolate quente com violeta de jardim.

Entre as flores comestíveis, estão a capuchinha, o amor-perfeito e as rosas, desde que cultivadas sem agrotóxicos.

"Hoje a utilização de flores ainda está na alta gastronomia, queremos popularizar", explica a professora Sueli Presser. O preparo de receitas naturais é uma das atividades práticas desenvolvidas com alunos da educação infantil à 4ª série, dentro do Programa Herbáreo Vivo, desenvolvido pelo Instituto de Educação, em parceria com a Emater/RS-Ascar e outras entidades do município de Ivoti. O Programa abrange uma série de ações, como o projeto de alimentação "O sabor da natureza", o jardim horta, as flores comestíveis, a polinização com abelhas jataí (nativas), o banco de sementes e a participação em eventos, que propiciam uma interação dos estudantes com o meio social e natural em que vivem. "Temos a preocupação de trabalhar as questões ambientais desde cedo, para que eles tenham um olhar diferente sobre o meio ambiente, para que se sensibilizem e aprendam a cuidar da natureza", afirma a professora Renati Korndörfer.

Fonte: Emater RS - Ascar



** VANILLA é uma orquídea bastante primitiva e sua origem data provavelmente de 120 milhões de anos. A essência da baunilha é extraída dos frutos de algumas espécies de Vanilla, fazendo dela a única orquídea que tem interesse comercial fora o valor ornamental.

Atualmente são descritas mais de 50 espécies (alguns livros citam entre 65 e 100) e as espécies mais usadas para fins comerciais são as espécies americanas. A Vanilla planifolia é a principal fonte natural de baunilha.


Compartilhar:


Anterior Próximo

 eBook: 20 plantas comestíveis para o seu jardim

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
1 + 3 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
Dicas Técnicas
Ecologia
Novidades
Notícias
Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 7 No 73 / Junho de 2010

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Projeto em Destaque: Casa Rosada recebe o toque da paisagista Cláudia Rocha
Projeto em Destaque: Casa Rosada recebe o toque da paisagista Cláudia Rocha

Paisagismo da Casa Rosada une sofisticação, sustentabilidade e beleza em projeto assinado por Cláudia Rocha, referência em Nova Lima.

Revitalização da Praça Jucutuquara: um novo espaço para a comunidade de Vitória
Revitalização da Praça Jucutuquara: um novo espaço para a comunidade de Vitória

O projeto de revitalização da Praça Jucutuquara, idealizado por Douglas Negrini, transformou um espaço urbano degradado em Vitória (ES) em uma área multifuncional, segura e acolhedora.

Projeto de Paisagismo de Iedes Campezzi em Área de Preservação
Projeto de Paisagismo de Iedes Campezzi em Área de Preservação

O projeto de Iedes Campezzi em Mairiporã mostra como o paisagismo pode guiar construções sustentáveis, equilibrando arquitetura e natureza em área de preservação.

Paisagismo na Imobiliária Marista
Paisagismo na Imobiliária Marista

Paisagismo com alma goiana: Maria Carolina transforma espaços com técnica, arte e sustentabilidade no coração do Cerrado brasileiro.

Paisagismo no Edifício Lumens
Paisagismo no Edifício Lumens

Alessandra Villela, da Arte no Verde, une arte e sustentabilidade em paisagismo, destacando espaços verdes no Edifício Lumens para bem-estar urbano.

Jardins Secos da Jardeco
Jardins Secos da Jardeco

Wilber Zamora, fundador da Jar Deco, revolucionou o paisagismo com inovação sustentável, jardins secos e contraste tropical respeitando o meio ambiente.

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Agenda

Solicite o cadastro de seu evento em nossa agenda

Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!





Revista no seu E-mail

*
*
*
1 + 8 = ? *