PhotoLANDSCAPE: 5 dicas básicas para melhorar sua fotomontagem
Autor: Davi Gomes Severiano - Data: 02/07/2010
Se você utiliza o PhotoLANDSCAPE sabe que com ele é possível desenvolver uma fotomontagem de forma rápida, em poucos minutos e que com certeza seu cliente entenderá sua proposta. Porém, geralmente, este ganho de tempo que a ferramenta nos proporciona, faz com que nos esqueçamos de alguns detalhes que são primordiais para uma apresentação mais realista.
Se você já fez alguma fotomontagem e ficou com a sensação de que poderia ter ficado mais realista, que alguns pontos da montagem ficaram artificiais, siga os passos que mostrarei neste tutorial e faça a diferença na hora da apresentação de seu projeto.
1º) A primeira dica que vou mostrar é utilizada logo no início, quando você abre o PhotoLANDSCAPE e vai inserir a foto do terreno. Ao abrir o PhotoLANDSCAPE, clique na aba "Organizar" e clique em "Editar Mestre".
Feito isto, clique na aba "Início" e insira a foto do terreno. Depois de inserir e redimensionar a foto do terreno como desejado, volte para a aba "Organizar" e clique em "Fechar" (esta opção aparecerá no mesmo botão onde antes tinha a informação de Editar Mestre).
Este procedimento irá trancar a foto do terreno no fundo, de forma que ela não possa ser clicada ou arrastada acidentalmente.
2º) Agora com a foto do terreno inserida, vamos começar inserir os itens que irão compor a fotomontagem. Neste momento entra minha segunda dica, que é prestar muita atenção na iluminação da foto do fundo. Pare e olhe um pouco para a foto, não prestando atenção nos itens que aparecem nela, mas na posição das sombras que elas projetam e na intensidade da luz.
Prestando atenção na iluminação da foto do fundo você terá uma percepção maior na hora de ajustar o brilho e contraste das figuras, e fará este ajuste de forma harmoniosa.
3º) Já que agora sabemos como está o nível de iluminação da foto do fundo, cabe a nós fazer as devidas alterações em todas as figuras que forem inseridas na fotomontagem, para que todas elas tenham o mesmo nível de iluminação ou o mais próximo possível.
Para ajustar a luminosidade da figura clique nela deixando-a selecionada e clique na aba formatação e em seguida em Brilho.
Aparecerá uma caixa com as opções brilho, contraste e gama. Diminua ou aumente a opção desejada arrastando as barras deslizantes para a esquerda ou para a direita.
Lembre-se: Nunca deixe de ajustar o nível de brilho e contraste das figuras, pois esta é uma opção que, quando não utilizada, deixará seu trabalho com um visual artificial o que dará a impressão de um trabalho amador.
4º) A menos que você queira fazer alguma distorção em um item para deixá-lo diferente dos demais, NÂO REDIMENSIONE OS ITENS PUXANDO OS PONTOS HORIZONTAIS E VERTICAIS.
Se você redimensionar os itens desta forma, pare, pois este procedimento irá distorcer as fotos dos itens, e as plantas por exemplo, poderão perder suas características. Use os pontos das diagonais para que seus itens sejam redimensionados sem perder proporção.
5º) Quando você for redimensionar os itens, preste atenção na foto do fundo novamente, porém desta vez, atente-se aos objetos presentes na foto e seus diferentes tamanhos, pois usaremos isto como referência de medida. Por exemplo: Se você vai inserir uma determinada planta que tem mais ou menos dois metros de altura e na foto do terreno tem uma porta (2,10m), você deve redimensionar usando a porta como base neste caso.
Tudo em uma foto de terreno pode ser usado como referência, e depois de inserir sua planta com referência na porta, por exemplo, você pode usar esta planta como medida. Só tome muito cuidado com a perspectiva da foto, lembrando que o que está perto, visualmente fica maior do que algo que está longe.
No próximo mês irei mostrar dicas avançadas que irão contribuir com a melhora visual de seus projetos. Até lá!
Anterior Próximo