Holambra, a cidade das flores
Autor: Regina Motta - Data: 01/04/2020
O município de Holambra nasceu em 1948, com a imigração de holandeses que deixaram seu pais em consequência da devastação provocada pela Segunda Guerra Mundial.
O nome foi originado das iniciais HO de Holanda, AM de América e BRA de Brasil.
Em 14 de julho de 1948, o líder e idealizador do projeto de imigração, o Senhor J. Geert Heijmeijer, oficializou as atividades de exploração e colonização fincando uma pá simbólica no chão, dizendo a seguinte oração; "Deus, abençoe o nosso trabalho".
As dificuldades iniciais foram imensas para os imigrantes: Tudo estranho e diferente: Clima, língua, costumes...Para os que persistiram na colonização de Holambra, o trabalho conjunto com colonos brasileiros, foi fundamental. Mesmo com a dificuldade da língua, usando a comunicação de sinais, a troca de experiências ajudou no plantio de culturas que acabaram dando certo.
Em abril de 1998, Holambra recebe o título de Estância Turística. Hoje com estimativa de 10 mil habitantes, Holambra se firma no cenário nacional e internacional como Cidade das Flores.
A floricultura é a atividade que mais movimenta a economia de Holambra. O cultivo de flores faz com que a cidade seja a maior exportadora do produto em toda a América Latina. Isso fez com que Holambra ganhasse a alcunha de Capital das Flores no Brasil, sendo esse o seu maior atrativo turístico. A cidade é um dos destinos preferidos na época da primavera justamente por causa das flores.
Em Holambra ocorrem eventos e exposições com essa temática. Desde 1981, no mês de setembro, ocorre a Expoflora, a maior exposição de flores da América Latina. Mais de 300 mil pessoas vão à cidade apenas para conferir o evento.
Hoje, as dificuldades que nós, no Brasil, estamos enfrentando com esta epidemia, e a valorosa cidade de Holambra que vê, além dos riscos pessoais, sua produção de flores ser dizimada e perdida, pelo exemplo de seus ancestrais, sua força e coragem vencerá mais este desafio!
Holambra continuará, certamente, a enfeitar o Brasil com suas flores!
O Museu Histórico e Cultural de Holambra" , localizado na av. Maurício de Nassau s/n, no centro de Holambra, expõe esta história de imigração e colonização holandesa, através de um acervo de duas mil fotos, réplicas de casas de pau-a-pique e alvenaria devidamente mobiliadas da época, como também, objetos, maquinarias e tratores utilizados pelos imigrantes.
Informações:
Portal de Holambra
Você gostará também:
Cursos da AuE Software em Holambra
O sucesso das Palestras Online da AuE Software
Veja o que os clientes da AuE Software tem a dizer sobre aulas e cursos
Notícias da Enflor & Garden Fair: Um paraíso
Anterior Próximo