Paisagismo Funcional
Autor: Simone Ribeiro - Data: 09/04/2020
Confira abaixo o artigo de Simone Ribeiro, da Escola de Paisagismo de Brasilia.
O que é um jardim para você?
Um espaço cheio de plantas, com flores lindas e variadas, com um cantinho para leitura, um redário para descansar, um pergolado, vasos e talvez um laguinho...? Uma paisagem que provoca admiração por quem passar?
Um jardim pode ser tudo isso e muito mais, só depende do espaço escolhido, da vontade/necessidade do cliente e do profissional envolvido!
Estamos saindo da era do jardim contemplativo para a era do jardim planejado para ser vivenciado, sentido, que apresente, principalmente , experiências diversificadas!
Um jardim deve ser admirável em primeiro plano, interativo em segundo plano e funcional em terceiro plano, deve apresentar na sua composição muito mais que plantas bonitas, com flores coloridas e perfumadas, ele pode oferecer frutas, folhas, legumes e nos convidar a participar, a entrar nesse jardim, ou seja, a interagir e pra isso ele pode despertar todos os nossos sentidos! Fica fácil atrair o convidado, seja pela paisagem bonita, pela luz diferenciada (visão), pelo cheiro emanado das flores, das frutas, das ervas (olfato), pelo canto dos passarinhos, pelo som da agua (audição), pelo desejo despertado de experimentar sabores (paladar) e por ultimo a sensação de tocar as flores, a agua, as frutas, os pedriscos, a terra, o gramado (Tato). Tudo isso nos provoca a sensação de PRAZER, de BEM ESTAR!
Ah! Aqui nesse jardim, não temos plaquinhas: não pise ou não entre!
Na verdade ele, por si só, já é um convite a degustação e a percepção, seja através do olhar, do sentir, ou seja...do VIVENCIAR!
Um jardim que ofereça tudo isso e tenha um projeto profissional, uma composição adequada e seja eficiente nos quesitos, aproveitamento de água e baixa manutenção é um jardim sustentável!
Jardins com plantas ornamentais, frutíferas, hortaliças é a composição atual! Não existe nada mais charmoso e prazeroso do que ir ao jardim e colher além da BELEZA... FLORES, FRUTOS, RAÍZES, FOLHAS e SORRISOS!
Paisagismo Funcional reúne prazer, contemplação, degustação e interação .
É um jardim para se viver!
Simone Ribeiro
Eng. Agrônoma / Técnica em Paisagismo
Coordenadora e Professora da Escola de Paisagismo de Brasília
Veja também
Prof. Julio Pastore, da UNB: Jardins do Cerrado
Arquiteto Heitor Guimarães, nosso professor online dos softwares da AuE Software
Anterior Próximo