Mapa, Carta, Planta e curvas de nível
Autor: Guilherme Motta - Data: 10/04/2020
Saber a definição de alguns conceitos como mapa, carta, planta e curvas de nível é muito importante para a extração de informações sobre o projeto, sendo assim seu terrreno e o entorno imediato e abrangente.
Sabendo dessa importância, na edição da Revista AuE Paisagismo Digital deste mês, preparamos um tutorial no qual vamos aprender sobre conceitos geográficos noAutoLANDSCAPE, e ainda como é vizualizada VisualPLAN!
Quando temos por exemplo o google maps, com uma imagem o máximo afastada, estamos falando de um mapa, pois sua escala é muito pequena.
Mapa
Quando aproximo, e começo a ver ruas e mais detalhes, estamos falando de carta. Existem também as cartas topográficas, que possuem curvas de nível, representando os relevos do terreno de maneira bidimensional.
Carta
Carta topográfica
Quando aumentamos a escala, estamos falando de uma planta baixa, pois não tem como representar a escala real em tamanho real em uma folha.
Planta baixa
Por fim, as curvas de nível são as curvas do terreno representando suas deformações. Exemplo disso são as curvas no exemplo anterior de planta, e ainda, no VisualPLAN, sendo possível vizualizar em 2D X 3D.
Curva de nível
Algumas vezes podemos confundir o conceito de Mapa, Carta e Planta, existe o uso correto para cada termo. Também é importante entender o que são curvas de nível, como ler a informação, qual seu uso e finalidade.
No vídeo exploramos os conceitos e explicação do que são curvas de nível.
Vídeo Tutorial:
Este mês estamos publicando algumas matérias sobre curvas de nivel e terrenos em 3D com AutoLANDSCAPE e VisualPLAN, leia na seguinte ordem:
1) Mapa, Carta, Planta e curvas de nível
2) AutoLANDSCAPE e VisualPLAN: Usando curvas de nível
3) AutoLANDSCAPE e VisualPLAN: Outros exemplos com curva de nível
Veja também
1) Mapa, Carta, Planta e curvas de nível
2) AutoLANDSCAPE e VisualPLAN: Usando curvas de nível
3) AutoLANDSCAPE e VisualPLAN: Outros exemplos com curva de nível
Anterior Próximo