Plantas que requerem atenção ao inserir no paisagismo
Autor: Jéssica de Souza - Data: 11/02/2022
Fonte: Pixabay. Acesso em: Fevereiro de 2022.
Não podemos negar que os benefícios do paisagismo são inúmeros, podemos citar aqui, em escala urbana, uma melhoria do microclima e na drenagem do solo. Já em ambientes menores, como escritórios ou residências, temos um conforto térmico e ambientes mais relaxantes.
Mas ao escolher quais plantas irão compor o paisagismo devemos nos atentar a certas características que elas possuem para que sejam evitados acidentes, principalmente com animais e crianças. Dentre essas características citamos a toxidade, espinhos e a capacidade de atrair insetos.
A seguir desenvolvemos cada uma delas para informar algumas plantas que apresentam essas características e como solucionar estes “problemas”, sem deixar de usá-las em seu projeto.
Plantas tóxicas:
Algumas espécies de plantas apresentam em sua estrutura substâncias que, em contato com pessoas e animais, podem causar reações alérgicas, dores, náuseas, entre outros sintomas.
Por isso é aconselhado que ao planejar um jardim seja estudado os tipos de plantas que irão compor o ambiente e, caso tenha crianças e animais no local, colocar essas espécies em locais mais altos. Mesmo assim é aconselhável monitorar e ensinar que não se pode ingerir plantas. Na hora da poda o ideal é usar luvas, mas caso não tenha esse hábito lave bem as mãos após o processo.
Em caso de acidente, vá a um médico e leve a planta para identificação.
Algumas espécies tóxicas são: Comigo-ninguém-pode, Copo-de-leite, Bico-de-papagaio, Antúrio, Saia-branca, Avenca, Azaléia, Falsa-vinha, Dálias, Amarílis-beladona, Lantana.
Esquerda para direita: Avenca, Dália, Lantana.
Fonte: Pixabay. Acesso em: Fevereiro de 2022.
Plantas com espinhos, acúleos e folhas pontiagudas:
Ambos são uma estratégia de defesa da planta. Os espinhos são modificações do caule, já os acúleos protegem a superfície da planta e não tem nenhuma relação com a estrutura do caule.
Mas a informação relevante aqui é que plantas com essas características podem machucar se forem tocadas com um pouco mais de força. Por exemplo, se uma criança quiser pegar uma rosa que contém espinhos ela irá espetar a mão, se um cachorro for morder um cacto vai ferir sua boca. Por isso fique atento aos locais onde irá colocar essas espécies específicas.
Citamos como exemplo: Coroa-de-Cristo, Rosas, Cactos, Azevinho, Babosa, Yuccas, Agaves.
Esquerda para direita: Coroa-de-Cristo, Yucca, Azevinho.
Fonte: Pixabay. Acesso em: Fevereiro de 2022.
Plantas que atraem insetos:
Alguns insetos são benéficos para a polinização das plantas e podem trazer mais beleza ao lugar. Mas outros são indesejados nos ambientes, como é o caso de moscas e pernilongos, e que também são atraídos pelas plantas.Até mesmo as abelhas, que fazem a polinização, podem ser perigosas com suas picadas.
A atração pode ser pelo cheiro que elas exalam ou até mesmo pelo formato que facilita um acúmulo de água e se torna um atrativo para alguns insetos que procuram um ambiente para procriar. A dica aqui seria para sempre observar os possíveis focos de acúmulo de água nas plantas, até mesmo nos vasos, e saber as características das espécies que for plantar no local.
Entre as que atraem insetos benéficos podemos citar: Lavanda, Margaridas, Girassol, Funcho, Narcisos, Bromélias.
Já as que podem atrair insetos indesejados temos, por exemplo, a Bromélia onde o formato de suas folhas e caule profundo podem causar acúmulo de água e se transformar em um excelente local de procriação de mosquitos. Até mesmo os Girassóis podem atrair vespas. Então o ideal é sempre tomar cuidado ao manusear essas espécies.
Esquerda para direita: Bromélia e Girassóis.
Fonte: Pixabay. Acesso em: Fevereiro de 2022.
Apesar de todas essas dicas acima, vamos ressaltar que:
- Não estamos dizendo que essas espécies não podem ser plantadas no jardim, e sim para que sejam tomados cuidados ao projetar o paisagismo nos ambientes, considerando sempre a segurança de todos os membros que irão usufruir do local.
- Apesar de algumas características que apresentam riscos, as plantas são agentes de transformação do meio ambiente e possuem inúmeras qualidades positivas que devem ser consideradas.
Veja também:
Os jardins verticais de Patrick Blanc
Paisagismo no World Architecture Festival 2021 - Part.2
A Toxicidade das Plantas Ornamentais
Anterior Próximo