Jardins de chuva ou Jardins filtrantes
Autor: Regina Motta - Data: 06/04/2020
As cidades estão cada vez maiores, espalhando-se pelos terrenos livres, morros, entorno dos rios.
A cada chuva a população se vê acuada e os desmoronamentos são constantes. O excesso de impermeabilização das cidades, tem levado à enchentes cada vez mais fortes e destruidoras!
O jardim de chuva talvez seja a mais simples solução de infraestrutura verde, que pode ser aplicada tanto no âmbito residencial (acolhendo a água de telhados, pátios e passeios) como urbano (em jardins junto às calçadas).
Consiste num canteiro com plantas, formado com o rebaixamento do solo, que coletará as águas pluviais através de aberturas delimitadas em seu contorno. Esse solo deve ser tratado para se tornar mais poroso com adição de areia em sua composição. Ele irá funcionar como uma esponja a sugar a água.
Neste solo rebaixado serão plantadas várias espécies de plantas que irão melhorar a evaporação da água e, ao mesmo tempo, contribuir para a remoção dos poluentes retirados das áreas impermeabilizadas pelo asfalto ou cimento.
O jardim de chuva atua como uma bacia de infiltração de parte do volume das águas pluviais, aliviando o sistema de drenagem.
Importante também se levar em conta que as primeiras águas que irão correr entre as plantas, pedras e demais elementos do jardim serão as águas mais sujas que cujas partículas serão retidas pela capacidade filtrante das plantas.
O jardim de chuva, além dos benefícios importantes na diminuição de alagamentos, permite o benefício estético, podendo ter dimensões variáveis e ser integrado ao projeto arquitetônico e urbanístico. É um elemento estético e humanizador das cidades, tendo um custo baixíssimo de implantação e manutenção.
Os wetlands construídos, também chamados de zona de raízes ou jardins filtrantes são uma opção econômica e eficiente para o tratamento de esgoto doméstico unifamiliar, seja rural ou urbano. Tem a capacidade de tratar águas cinzas e águas negras e libera um efluente em qualidade muito superior aos demais tratamentos similares.
Os sistemas de Wetlands, conhecidos também por Terras Úmidas Construídas, são sistemas projetados que constituem-se de lagoas ou canais artificiais rasos, que abrigam plantas aquáticas.
Jardins de chuva imagens Pinterest
Veja mais em:
Jardins de Chuva em São Paulo
Veja também
Cientistas japoneses afirmam que banho de floresta combate infecções
Em Palmas, TO, sucata é transformada em viveiro de flores
Quando o lixo vira luxo!
Entenda a importância dos parques para o equilíbrio das metrópoles.
Anterior Próximo