Alterando a escala de pisos e forrações no PhotoLANDSCAPE 2016
Autor: Camila Innocêncio - Data: 16/08/2016
Quando criamos fotomontagens, um de nossos objetivos é que esta seja o mais próximo da realidade, possibilitando que o cliente consiga visualizar e compreender o projeto identificando o máximo de detalhes. Por esse motivo, o software PhotoLANDSCAPE 2016 apresenta uma série de recursos que aumentarão a qualidade e facilitarão a elaboração de seus projetos. Um deles é o ajuste de escala de pisos e forrações, que veremos detalhadamente na edição da Revista AuE Paisagismo Digital deste mês.
O primeiro passo é desenhar o polígono que servirá de base para a inserção do piso. Para isso, devemos utilizar algumas das ferramentas de desenho do programa, de acordo com o formato do polígono que desejamos criar. Quando desejamos contornar uma forma já existente devemos selecionar a opção "Novo Polígono", como é o caso do exemplo apresentado.
Figura 1: Selecionando a ferramenta de desenho no PhotoLANDSCAPE 2016
O próximo passo é criar a forma do polígono e ao final apertar a tecla "Enter". Em seguida, percebe-se que o mesmo fica selecionado, ou seja, delimitado com a linha tracejada ao redor, devemos então retirar a seleção, clicando em qualquer parte da imagem.
Figura 2: Desenhando o polígono no PhotoLANDSCAPE 2016
O próximo passo é a escolha do item. Na filtro de buscas devemos marcar a opção referente ao que desejamos inserir, neste caso selecionaremos a opção "Piso". Clicaremos em cima do piso ou forração desejada e veremos que este aparece na tela em forma de um retângulo e selecionado.
Figura 3: Escolhendo o piso desejado no PhotoLANDSCAPE 2016
Com o piso selecionado, devemos ir na aba "Formatação" e clicar no ícone "Mosaico". Caso em sua tela não esteja aparecendo esta opção, posicione o mouse em cima da barra de ferramentas e role o botão "scroll" do mouse que o restante da barra será visualizada e este ícone será mostrado.
Figura 4: Localizando a ferramenta "Mosaico" no PhotoLANDSCAPE 2016
Após clicar em "Mosaico" aparecerá uma mensagem pedindo para clicar em um polígono para que a imagem seja inserida dentro. Devemos clicar no polígono anteriormente desenhado. Feito isso o piso aparecerá com o contorno desejado.
Figura 5: Inserindo o piso com a ferramenta "Mosaico" no PhotoLANDSCAPE 2016
Agora, caso a imagem inserida tenha ficado com uma escala incompatível com as proporções da foto original, podemos ajustá-la conferindo-lhe um aspecto mais real. Para isto basta selecionar o piso, e na aba "Formatação" clicar em "Editar". Aparecerão as opções de ajuste de escala, distância e eixos, bastando configurar da forma mais adequada para a imagem.
Figura 6: Alterando a escala do piso no PhotoLANDSCAPE 2016.
Figura 7: Piso com a escala ajustada no PhotoLANDSCAPE 2016.
Veja também
* Sistema AuE Paisagismo: Compatibilizando projetos com Filtro LND
* PhotoLANDSCAPE 2016: Trabalhando com 3D com a facilidade do 2D
Anterior Próximo