Projeto Verdejando na Bienal Internacional da Paisagem em Barcelona
Autor: Regina Motta - Data: 16/08/2016
Projeto Verdejando na Bienal Internacional da Paisagem em Barcelona
A Bienal Europeia da Paisagem, desde sua primeira edição, expressa a vontade de aprofundar e debater a intervenção na paisagem, tanto do ponto de vista da Arquitetura Paisagística, quanto de outros campos disciplinares que estão vinculados ao estudo e evolução.
Em sua nona edição, Simpósio se realizará de 29 de setembro a 1 de outubro, durante os quais se oferecerão conferências, apresentação dos finalistas do Prêmio Internacional de Paisagem Rosa Barba, mesas redondas e Exposições onde será debatido a evolução do Paisagismo Internacional.
Neste ambiente de alto nível, o Brasil estará presente com o Projeto Verdejando que vem mudando o ambiente da Cidade de São Paulo.
Um projeto criado por alunos de arquitetura da Escola da Cidade para colocar mais verde e áreas de lazer no Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo, e apresentado no Desafio Verdejando, da Globo Universidade, foi selecionado para ser apresentado na Bienal de Paisagismo de Barcelona, na Espanha, que será realizada de 29 de setembro a 1º de outubro.
Além desse, outros dois projetos da Escola da Cidade foram selecionados para representar o Brasil na Bienal.
O projeto foi apresentado no Desafio Verdejando, da Globo Universidade, que instigou universitários a propor soluções para áreas da cidade em condições de escassez de espaços verdes.
Alunos da Escola da Cidade perceberam que falta verde e as calçadas estão cheias de buraco. Eles propuseram plano para recuperar as calçadas abrindo espaço para as pessoas e as árvores.
A ideia foi criar mudas de uma mesma espécie, criando um corredor de ipês, por exemplo. O projeto de uma área verde de lazer foi apresentado para os moradores. Outro projeto foi feito para o piscinão, para transformá-lo em uma piscina de verdade.
Pela concepção dos alunos, o piscinão continuaria reservando água da chuva, mas por cima haveria uma laje para uma piscina de água limpa.
O projeto foi criado pelos estudantes Felipe do Amaral, Gabriel Biselli, Giovanna Furlan Tozzi, Karina Rebello, Laura Pappalardo, Laura Tomiatti, Luiz Solano, Matheus Molinari, Mayte Coelho, Sabrina Sobreiro, Stela Mori, Vitor Pissaia e teve como professores orientadores Cristiane Muniz, Robert de Paauw e Carolina Klocker.
Outros dois projetos selecionados foram "Tempo, peso, materialidade: intenções da arquitetura, da aluna Helena Morgado Troncoso sob orientação de Cesar Shundi Iwamizu; e "Ensaios para o indefinido", de Guilherme Pardini, com o professor orientador Eduardo Gurian.
A IX Bienal de Paisagismo de Barcelona vai reunir trabalhos das principais universidades de arquitetura do mundo.
Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/08/projeto-do-desafio-verdejando-vai-bienal-de-paisagismo-de-barcelona.html
Anterior Próximo