Conjunto Arquitetônico da Pampulha - Patrimônio da Humanidade
Autor: Regina Motta - Data: 29/07/2016
O Conjunto Moderno da Pampulha, reconhecido pela UNESCO como "Patrimônio da Humanidade" possui valor universal excepcional em função de grande significado para as gerações presentes e futuras. É um marco vivo, íntegro e autêntico da história da arquitetura mundial e da história brasileira e das Américas.
O conjunto reúne características que exemplificam conceitos-chave da arquitetura moderna mundial, tais como a estrutura em concreto armado, a planta livre, as amplas janelas e fachadas de vidro que possibilitam o diálogo entre o interior e o exterior da edificação. Porém apesar destas características, na Pampulha, o estilo arquitetônico adquire feições únicas e regionais que irão influenciar e gerar transformações na arquitetura moderna brasileira e mundial.
Igreja São Francisco de Assis
É conformado por cinco edifícios articulados em torno do espelho d´água de um lago urbano artificial - a Lagoa da Pampulha. São eles: a Igreja São Francisco de Assis, o Cassino (atual Museu de Arte da Pampulha), a Casa do Baile (atual Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design de Belo Horizonte) e o Iate Golfe Clube (hoje Iate Tênis Clube), construídos quase simultaneamente entre 1942 e 1943, e a residência de Juscelino Kubitschek (atual Casa Kubitschek), construída em 1943.
Museu de Arte da Pampulha
Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design de Belo Horizonte
A encomenda foi do então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek de Oliveira, ao jovem arquiteto Oscar Niemeyer: construir cinco edifícios em torno do largo artificial da Pampulha - um cassino, um clube de elite, um salão de danças popular, uma igreja e um hotel, que não foi realizado. Mais adiante, o prefeito ainda pediu uma residência de veraneio para ele e sua família.
Iate Tênis Clube
Parte do plano de modernização da cidade, como a cidade universitária e o distrito industrial, batizado de Cidade Industrial, o complexo pretendia criar na Pampulha um centro de lazer de luxo. Niemeyer chamou o calculista Joaquim Cardoso e o paisagista Roberto Burle Marx e projetou cada edifício como uma unidade, mas interligada aos demais.
A Igreja de São Francisco é considerada a obra-prima do conjunto. Nessa obra o arquiteto lança mão de nova solução construtiva: não mais a estrutura independente, com lajes de concreto apoiadas em pilares, de acordo com o léxico arquitetônico racionalista, mas uma abóbada parabólica de concreto armado, estrutura até então só empregada em obras de engenharia como o hangar de aviões do aeroporto de Orly, em Paris.
Anterior Próximo