Inserindo divisores no AutoLANDSCAPE 2016
Autor: Camila Innocêncio - Data: 17/08/2016
Em projetos paisagísticos muitas vezes temos o objetivo de destacar determinadas áreas, criar novos percursos ou até mesmo restringir acessos a locais que são somente de contemplação. Para possibilitar essas decisões projetuais, lançamos mão de artifícios como canteiros e divisores. E na edição deste mês da Revista Aue Paisagismo digital, veremos como inserir estes itens no projeto, utilizando o AutoLANDSCAPE 2016 e seu extenso banco de dados.
O primeiro passo é escolher qual divisor será utilizado, para isso devemos clicar no filtro de buscas, marcar a opção "Divisor" e posteriormente no campo "Tipo", definir se no projeto serão utilizados cercas, divisores-de-canteiros, meio-fios ou muros. Neste caso, usaremos o divisor de canteiro em bambu.
Figura 1: Selecionando o tipo de divisor no AutoLANDSCAPE 2016.
Feito isso, se necessário, podemos alterar as dimensões pré-configuradas para o item na caixa de dimensões.
Figura 2: Configurações de medidas no AutoLANDSCAPE 2016.
O próximo passo então é escolher o tipo de representação deste divisor. Percebe-se que a representação padrão em planta é uma linha continua, mas podemos alterá-la escolhendo os temas (se as linhas aparecerão em preto e branco, coloridas, preenchidas ou degradê), ou ainda se queremos inserir o objeto como elevação frontal, elevação lateral ou como um modelo 3D. Porém é importante lembrar que quando escolhemos algumas destas opções diferentes da linha, o item será inserido como um bloco e não será possível desenhar um contorno com ele ou transformar uma polyline no mesmo.
Figura 3: Escolhendo o tipo de representação no AutoLANDSCAPE 2016.
Por este motivo usaremos as linhas contínuas para representar o divisor escolhido e em seguida selecionaremos as formas de distribuição no desenho. A primeira opção chama-se "Novo polígono", e ao darmos um um clique sobre o ícone devemos desenhar no CAD o contorno que o divisor deve seguir. Porém, esta opção só nos permite que sejam desenhadas formas partindo de linhas retas.
Figura 4: Utilizando a ferramenta "Novo polígono" no AutoLANDSCAPE 2016.
Para criar divisores com formas orgânicas ou sinuosas ou até mesmo aproveitar um traçado feito anteriormente, devemos utilizar a outra forma de distribuição chamada "Converte uma PLINE-SPLINE existente". Ao clicarmos no ícone, em seguida devemos selecionar as linhas criadas no CAD que passarão a ser os divisores.
Figura 5: Convertendo uma polylineou spline em divisor no AutoLANDSCAPE 2016.
Feito isso, podemos inclusive quantificar o item e inserir a legenda com as especificações. Para tal, devemos clicar no ícone "Tabela" e em seguida em "Quantifica e gera legenda". Após isto, deve-se selecionar o desenho e apertar a tecla "Enter".
Figura 6: Quantificando divisores no AutoLANDSCAPE 2016.
Uma nova janela será aberta e nela devemos marcar a opção "Divisor" e se for o caso, desmarcar o que não for necessário que apareça na tabela.
Figura 7: Gerando a legenda de divisores no AutoLANDSCAPE 2016.
Por fim, clicamos no ícone "insere a legenda" e no CAD escolhemos o ponto onde a legenda deve ser inserida. Além disso, na aba fotos desta mesma janela, podemos inserir fotos do item, realizando o mesmo procedimento.
Figura 8: Inserindo a legenda de divisores no CAD.
Veja também
* AutoLANDSCAPE 2016: Como converter linhas comuns em polylines no AutoCAD
* AutoLANDSCAPE 2016 - Exportando pranchas do AutoCAD para o formato PDF
* AutoLANDSCAPE 2016 - Visualização do projeto em 3D e geração de orçamentos - parte 7 de 7
* AutoLANDSCAPE 2016: Configuração das penas para impressão e criação de arquivo ".ctb" - parte 6 de 7
* AutoLANDSCAPE 2016: Inserção de legendas e modificação na escala do desenho - parte 5 de 7
* AutoLANDSCAPE 2016: Criação de pranchas e inserção de chaves - parte 4 de 7
* AutoLANDSCAPE 2016: Criação de áreas com formas orgânicas e inserção de mobiliários - parte 3 de 7
* AutoLANDSCAPE 2016: Escolha de itens e modos de inserção no projeto - parte 2 de 7
* AutoLANDSCAPE 2016: Definindo a escala, o formato da folha e o tipo de carimbo - Parte 1 de 7
Anterior Próximo