Jardins do Conhecimento - 12.ª Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima
Autor: Regina Motta - Data: 15/08/2016
Jardins do Conhecimento - 12.ª edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima
Aberto ao público de maio a 31 de outubro, o Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima continua a ser visitado com regularidade, revelando uma crescente notoriedade a nível internacional.
O Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima mantém a originalidade e inovação, sendo um verdadeiro ponto turístico, atraindo, progressivamente um maior número de visitantes.
Entre os vários jardins, de diversos países, está o Jardim está o representante do Brasil:
Homenagem às Árvores - Vanda Aranha, Fabio A. da Silveira, Leando Lattes e Florencia Grassi - Brasil

Em suas palavras:
" O tema do festival deste ano levou-nos a pensar nas árvores, metáfora da sabedoria e da organização do conhecimento nas áreas mais diversas da vida humana e natural, nos seus aspectos materiais e abstractos.
A construção de três árvores constitui o centro de atenção do jardim. Na respectiva execução utilizamos madeira - são árvores feitas de árvores.
O projecto, em forma de encaixes, inspira-se na ideia de várias "peças" que se relacionam para a obtenção e fixação do conhecimento.
O paisagismo da envolvente procura criar um jardim silvestre, em crescimento natural e sem limites definidos. Com movimento de terra, representamos diferentes níveis de conhecimento e de pontos de vista.
Flores e plantas mais coloridas e especiais estão instaladas nas prateleiras superiores das árvores, na base das copas. Assim, representam certas plantas e seres que vivem nas árvores e, numa simbiose necessária, alimentam-se mutuamente, protegem-se e/ou simplesmente convivem.
Sobre o solo, as raízes representam a base fundamental para sustentar o verdadeiro conhecimento. Neste nível, devemos prestar atenção para não tropeçar.
Os troncos estão formados por estruturas com estantes onde se encontram objectos, informação e curiosidades que pretendem instigar futuras pesquisas sobre as árvores por parte do público visitante.
A função destes conteúdos não é científica ou didáctica nem, tão-pouco, pretende ser exaustiva.
Entre outros objectos, nas prateleiras encontraremos amostras de celulose, material proveniente das árvores e fundamental para o fabrico de papel, principal suporte utilizado na divulgação do conhecimento durante séculos.
Os galhos e as copas representam a amplitude de saberes e o resultado é sugerido pela quantidade de folhas, flores e frutos.
Homenageamos as árvores, fundamentais nas nossas vidas que, generosamente, nos acolhem, inspiram e ensinam, um exemplo completo do ciclo de vida na terra."

A AuE Software parabeniza os Paisagistas autores deste belo jardim!
PRÓXIMA EDIÇÃO 2017:
E fiquem atentos, já estão abertas as inscrições de Projetos para o Festival de 2017!
Jardim das Descobertas é o tema do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima na edição de 2017, lançando desde já o repto a todos os interessados e aos que se vierem a interessar até ao final do prazo estabelecido para darem asas à sua criatividade e concorrerem, fazendo dos seus sonhos uma realidade em forma de jardim, local de desfrute e de lazer para todos os seus concidadãos.
Sob o tema indicado, as candidaturas encontram-se abertas até ao dia 15 de novembro de 2016 e todas as informações, particularmente o regulamento, estão disponíveis em www.festivaldejardins.cm-pontedelima.pt e/ou podem ser obtidas por correio eletrónico através do endereço
festivaldejardins@cm-pontedelima.pt.
Fontes: http://www.festivaldejardins.cm-pontedelima.pt/homenagem-as-arvores
http://www.festivaldejardins.cm-pontedelima.pt/noticias/2016-06-03

Anterior Próximo